Home / Cidades do Brasil / Tomazina

Tomazina

Tomazina possui 8.791 habitantes, a maior parte deles na zona rural, Tomazina é uma forte produtora agrícola do Norte Pioneiro. Além da prosperidade econômica, o município tem grandes riquezas naturais, como as imponentes quedas d’água do Salto Cavalcanti e as corredeiras do Rio das Cinzas. Sagrado e profano também trazem fama à cidade por conta de duas grandes atrações. Enquanto as relíquias de Santo Inocêncio atraem a atenção de muitos peregrinos, que visitam o santuário local durante o ano todo, o carnaval de rua reúne milhares de turistas por ser considerado um dos melhores do Paraná.

  • TURISMO DE AVENTURA
    Com condições naturais privilegiadas, Tomazina tornou-se um dos locais mais procurados para praticar esportes aquáticos como canoagem, rafting e motocross.
  • TURISMO RELIGIOSO
    Fé e religiosidade também fazem parte dos eventos locais. No dia 9 de junho, a cidade recebe romeiros na Igreja Matriz. Em 8 de dezembro, acontece a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio.
  • FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA E SANTO INOCÊNCIO
    Realizada no aniversário do município, em 8 de dezembro, a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio oferece programação religiosa e social. Além de novena em honra aos santos, o evento conta com quermesse, bingo e venda de doces caseiros, bebidas e churrasco.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio
Considerado a Capela Sistina do Norte Pioneiro do Paraná, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio é um lugar de celebração. Além de lembrar os 300 anos de Aparecida e o centenário das aparições de Fátima, o local é conhecido por guardar as relíquias de Santo Inocêncio e costuma receber peregrinos para visitas e orações. A construção, datada de 1930, apresenta afrescos pintados pelo Paulo Korh.

# 2 Rio das Cinzas
Localizada no topo de uma colina, a cidade é contornada pelo Rio das Cinzas num trecho entre duas corredeiras. Uma área de lazer foi montada à beira d´água e recebe visitantes, que podem utilizar equipamentos de ginástica, o parquinho infantil e o deck para observação da paisagem.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Há duas formas de se chegar a Tomazina: pela BR-376, seguida pela PR-151 ou BR-153. De avião, dá para desembarcar no Aeroporto de Londrina, a 190 km. A distância do município até Curitiba é de 315 km, em média.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Desde 9 de janeiro de 2019, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcalle Filho recebe voos comerciais.

■ MAPA DA REGIÃO