Home / Cidades do Brasil / Sertaneja
Foto: Prefeitura de Sertaneja

Sertaneja

Sertaneja é uma típica cidade do interior, com uma população estimada de 5,3 mil pessoas. A principal economia vem da agricultura e o município esta começando a se estruturar para o turismo náutico e rural, além dos esportes da natureza.

A cidade possui a maior área da Represa Capivara, 100 km de uma ponta a outra, formada por dois grandes rios: Tibagi e Paranapanema. Sertaneja também tem o encontro do Rio Tibagi com o Rio Congonhas. Um lugar perfeito para quem é apreciador de rios.

O município também abriga a Ilha do Sol, um oásis verde com muitas árvores que fica no meio da represa. Tudo isso faz de Sertaneja uma ótima opção para se conhecer, investir e viver.

  • FESTAS E FEIRAS
    Sertaneja possui o Parque de Festas, onde são realizados vários eventos, entre eles, a tradicional “Festa do Peão”, com shows de cantores renomados na música brasileira e o “Encontro do Agricultor”, que é um evento técnico, de agronegócio, gastronômico, que conta com shows regionais. Há a Feira da Lua, que além de shows e gastronomia diversa, conta com a participação da colônia japonesa, e também o Almoço Sertanejo, em junho, e o Porco no Rolete, em novembro.
  • ESPORTES NÁUTICOS
    Por ser a terra onde os rios se encontram, as atividades aquáticas se destacam, tais como: pesca esportiva, campeonato de pesca, campeonato de caiaque, mergulho e windsurf.
  • FESTAS
    O milho é destaque de uma das principais festividades de Sertaneja, a Festa do Milho, que ocorre entre os meses de junho e julho. Já em dezembro acontece a Festa do Peão, a principal da cidade.
  • BALADA NÁUTICA
    Para quem gosta de uma festa que reúne embarcações, o BoatFest é imperdível. A estrutura conta com um palco montado no rio que recebe várias bandas e DJ’s.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Navegar na Represa Capivara
A cidade possui grande potencial turístico e está dando os primeiros passos para se estruturar como destino turístico. Possui três rios e o privilégio de ter o “Encontro dos Rios Tibagi com o Paranapanema” e “Rio Congonhas com o Tibagi”, tendo no passeio ao final da tarde um belíssimo espetáculo que é o pôr do sol.

# 2 A beleza do campo
Para quem aprecia tranquilidade, existem propriedades rurais que oferecem passeios, caminhadas, trilhas, gastronomia e hospedagem.

# 3 Paisagem oriental
Ainda que não tenha uma área urbana muito grande, Sertaneja tem três colônias japonesas, inclusive com a Praça dos Imigrantes, um local em homenagem à cultura japonesa.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A distância entre Curitiba e Sertaneja é de 430 km, seguindo pela BR-376. A cidade está a 80 km de Londrina e faz divisa com o estado de São Paulo.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO