Home / Cidades do Brasil / Sapopema
Foto: Prefeitura de Sapopema

Sapopema

Da vida tranquila no campo às aventuras, Sapopema está localizada no Norte do Paraná, a 120 km de Londrina e 300 km de Curitiba. O nome do município tem origem tupi-guarani (sapo = raiz e pema = esquinada), que significa raízes de árvores grandes, grossas e chatas que se projetam para fora da terra.

A fundação do município está ligada à construção da Rodovia Engenheiro Angelo Ferrário Lopes, a Estrada do Cerne, que leva a Curitiba e Alvorada do Sul, perto da divisa do Paraná com São Paulo. As obras começaram na década de 30, época em que foi montada uma casa perto da árvore chamada Sapopema, ao redor da rodovia. A partir daí, muitas pessoas, principalmente viajantes, chegaram e se estabeleceram na região.

O município se destaca pelas belezas naturais como cachoeiras, montanhas, grutas e cavernas. Por conta disso, atrai visitantes interessados no turismo de aventura, como rapel, trekking, ciclo turismo e muito mais. Sapopema tem aproximadamente 7 mil habitantes, que se dividem entre áreas urbanas e rurais.

  • TURISMO RURAL
    Não é só o turismo de aventura que se destaca na cidade, há também o descanso no campo. São 45 atrativos naturais catalogados e destes, 11 recebem visitação. O Pico Agudo é o principal atrativo do município em número de visitantes.
  • TRILHAS E CACHOEIRAS
    Alguns principais atrativos da cidade são as trilhas e as incríveis cachoeiras, formando um conjunto de belezas naturais, proporcionando aos visitantes paisagens que são de encher os olhos. O turismo de aventura reúne atividades como rapel, trekking, bóia-cross e ciclismo.
  • NATUREZA E TRANQUILIDADE
    Além de curtir as atividades de aventuras, a cidade possui diversos encantos naturais para desfrutar, como os campos. Há passeios a cavalo, observação de paisagens e de pássaros, e ainda a chance de se deliciar na culinária rural local.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Pico Agudo
Considerado o pico mais alto do norte do Paraná, com aproximadamente 1.100 metros de altura em relação ao nível do mar, o Pico Agudo está localizado no Assentamento São Luiz II, a 30 km do Centro da cidade. Para chegar até o ponto mais alto da montanha, é necessário percorrer uma trilha de 3,5 km, com dificuldade média a alta. É uma experiência maravilhosa! Ótima opção para se conectar com a natureza.

# 2 Salto das Orquídeas
Localizado no bairro Lajeadinho, a 3,5 km do Centro da cidade, o local possui um conjunto de cascatas que é de encantar os visitantes que passam por lá. A principal queda d’água possui 42,75 metros de altura. No local há lanchonete, área de camping com duchas quentes, iluminação, e banheiros.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso principal ao município é pela PR-090. Sapopema fica a 300 km de Curitiba e 120 km de Londrina.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO