Home / Cidades do Brasil / São Miguel do Iguaçu
Foto: Divulgação / Pref. Municipal

São Miguel do Iguaçu

São Miguel do Iguaçu está localizado a 595 km de Curitiba, no Extremo Oeste do Paraná, próximo a um dos maiores destinos turísticos do mundo, Foz do Iguaçu. A cidade conta com natureza exuberante, água, pesca, recantos, piscinas, comidas naturais e orgânicas.

Lá, o descanso e lazer são garantidos. É só estender a rede, puxar a cadeira, dispensar o calçado. São diversos lugares onde se encontra matas nativas, belezas naturais, cantinhos aconchegantes para relaxar e observar o infinito. É para apreciar e curtir o momento de descontração. Arrume as malas e venha conhecer o destino da simplicidade e da diversidade cultural.

  • AVENTURA
    Há locais para viver momentos de pura adrenalina. São trilhas, estradas rurais, rios e morros para percorrer a pé, de bicicleta ou de barco.
  • CULTURAL
    Há grande diversidade cultural espalhada pela cidade em quilombolas, museus e bibliotecas. Visitantes podem se encher de conhecimento com os guaranis, italianos, alemães e gaúchos.
  • PEIXE CAPRICHADO
    Visitantes e moradores podem desfrutar de momentos especiais no Lago de Itaipu, pesqueiros, açudes e lagoas. A diversão está na pesca esportiva de tucunarés, corvinas, lambaris e tilápias. Restaurantes da cidade, no campo e nos arredores do Lago de Itaipu oferecem variedade de pratos à base de peixes.
  • MOMENTOS ROMÂNTICOS
    São Miguel do Iguaçu tem chalés, hotéis, pousadas e cantinhos especiais para jantas ao olhar da Lua. Já imaginou passear pelo campo, ouvindo o canto dos pássaros e sentar à beira do rio ou colher frutas no pé? A cidade te proporciona momentos como esses.
  • LAGO DE ITAIPU
    Em São Miguel do Iguaçu é possível navegar nas águas do Lago de Itaipu. Há belas paisagens, infraestrutura e serviços náuticos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Aldeia Indígena Teko Ocoy
Reserva dos índios da tribo Guarani. A comunidade preserva e demonstra sua crença, cultura e tradições nas danças, cantos, rezas e artesanato. Também produzem a árvores da vida, artesanato típico do município.

# 2 Comunidade Quilombola Apepu
O nome é em referência a um tipo de laranja abundante na área rural de São Miguel do Iguaçu. A comunidade mantém as tradições como a medicina natural, artesanato, folclore e agricultura familiar.

# 3 Sítios Takahashi e Arruda
Paisagens naturais exuberantes com passeios para contemplar o campo e gastronomia local.

# 4 Terminal Turístico de Balneário Ipiranga
Local de lazer com pesca e navegação no Lago de Itaipu. O Terminal Turístico conta com área de camping, espaço para banho, piscina natural e atracadouro.

# 5 Museu Histórico Municipal
O museu foi aberto à visitação pública em 2005. Possui acervo de aproximadamente 200 peças e mais de 1.000 fotos que revelam a história da colonização do município.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
É possível chegar a São Miguel do Iguaçu através das rodovias BR-277 e PR-497. O município está inserido no Mapa da Rota dos Caminhos ao Lago de Itaipu, próximo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

De Ônibus:
R Vanio Ghellere, 500 – Centro – São Miguel do Iguaçu, PR – CEP: 85877-000

De Avião: 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas
Endereço: Rod. BR 469, Km 16,5, s/n – Aeroporto, PR, 85863-900
Telefone: (45) 3521-4200

O aeroporto mais próximo que oferece voos comerciais fica em Foz do Iguaçu, a 40 km.

■ MAPA DA REGIÃO