Home / Cidades do Brasil / São José dos Pinhais
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

Localizada estrategicamente, São José dos Pinhais é cortada por três rodovias, que ligam o Sul a todo o País. No município, estão instaladas as principais fabricantes de carros, o que o torna um dos principais polos automotivos da América do Sul, inclusive, exportando carros.

Um dos maiores produtores de hortifrutigranjeiros do Paraná, a cidade está em constante desenvolvimento. Em seus mais de 300 anos de história, o município é um dos mais importantes para a economia da região de Curitiba e do Paraná, na preservação cultural da história de colonização do Estado e ambiental, com mais de 80% de sua área rural e de mata atlântica.

  • CAMINHADAS AO AR LIVRE
    Abundante em paisagens bucólicas, a cidade é campeã nacional de participantes nas Caminhadas Internacionais na Natureza. Só em 2018, reuniu mais de 16 mil pessoas.
  • TURISMO RELIGIOSO
    Igrejas históricas e arquiteturas deslumbrantes, como a Igreja Santíssima Trindade, na Colônia Marcelino, réplica de uma igreja da Ucrânia. A influência da religião está na identidade da população.
  • CASA DO PAPAI NOEL
    Na época do Natal, a Casa do Papai Noel atrai muita gente. Ha 20 anos, o Parque da Fonte é decorado para que os visitantes sintam a magia natalina, com shows musicais, apresentações culturais e praça de alimentação. Também tem a opção de visitar a casa do bom velhinho e deixar sua cartinha com os pedidos e agradecimentos.
  • EVENTOS
    O município tem o calendário recheado de festas e eventos. Além da tradicional Festa do Padroeiro de São José dos Pinhais, têm também eventos como a Festa da Colheita, do Morango, do Trigo, do Vinho, da Banana, Festival de Cerveja Artesanal, em que todas as cervejarias do município participam e, ainda, a Marcha para Jesus, evento religioso para proclamar bênçãos à cidade.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Centro Histórico e Cultural
São José dos Pinhais mistura a arquitetura dos colonizadores e a arte contemporânea. Milhares de pessoas circulam diariamente pelo calçadão da Rua XV de Novembro, onde está a Igreja Matriz de São José dos Pinhais. Além do prédio histórico da Biblioteca Municipal Scharffenberg de Quadros, há o Museu Atílio Rocco que tem um acervo de mais de 10 mil itens e o Centro Histórico e Cultural João Senegaglia, que passa por revitalização para manter as características da época em que lá funcionava a primeira fábrica do município.

Construída em 1966, a caixa d’água de São José dos Pinhais, na Praça Getúlio Vargas, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural em 2018. Com 27,5 metros de altura e capacidade para 100m³, a caixa d’água foi o primeiro reservatório construído em concreto protendido do Brasil. O funcionamento da caixa d’água foi símbolo do 3º Congresso de Engenharia Sanitária no Paraná.

# 2 Casa da Cultura Polonesa
As atividades culturais são sinônimas de uma cidade que preserva suas raízes e investe no conhecimento dos cidadãos. Na Casa da Cultura Polonesa, na Colônia Murici,estão expostos objetos das famílias colonizadoras.

# 3 Caminho do Vinho
O Caminho do Vinho é um dos principais atrativos rurais de São José dos Pinhais. Por lá, é possível experimentar os vinhos produzidos, a culinária italiana em restaurantes típicos e cafés coloniais. É uma experiência recheada de sabores e conhecimento cultural sobre a origem do município.

# 4 Parque São José
O Parque São José é um espaço destinado ao lazer do visitante. Com muitas árvores, pista de caminhada, horto municipal e churrasqueiras, o local é ideal para curtir um dia com a família e amigos. Também tem no local o Jardim das Sensações, que visa aguçar o olfato, o paladar, o tato, a audição e a visão do turista por meio do toque em plantas de diferentes formas, texturas e aromas, ou o som dos pássaros e do vento.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Com uma cidade privilegiada pela localização, São José dos Pinhais está a 15 quilômetros do Centro de Curitiba. Também é próxima do litoral paranaense e faz conexão com o País pelas rodovias que cortam a cidade pelas BR-116, BR-277 e BR-376.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Aeroporto Internacional Afonso Pena
Com mais de 70 anos em operação, o aeroporto de São José dos Pinhais é um dos maiores do Brasil. Construído na década de 1940, na Segunda Guerra Mundial, o Afonso Pena já foi considerado o melhor aeroporto nacional, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros anualmente. Lá, muitos visitantes param para assistir os pousos e decolagens dos aviões.

■ MAPA DA REGIÃO