Home / Cidades do Brasil / Santa Izabel do Oeste

Santa Izabel do Oeste

Santa Izabel do Oeste cultiva tanto a terra quanto a fé. Localizado no Sudoeste Paranaense, o pequeno município de 15 mil habitantes é destaque no setor agrícola, principalmente pela avicultura, produção de ovos, leite, grãos e agroindústrias.

Mas, se a cidade é lugar de trabalho, também se destaca como um recanto de fé. Muito presente no cotidiano local, a religiosidade impulsionou a atividade turística e faz de Santa Izabel do Oeste um importante destino turístico religioso do Estado. Conhecida pela beleza das igrejas e por importantes romarias, além da hospitalidade do povo, a cidade é imperdível pra quem tem fé e está com vontade de pegar a estrada.

  • TURISMO RELIGIOSO
    Marcada pela fé, Santa Izabel do Oeste é um importante destino de turismo religioso do Estado. Dentre as atrações a serem visitadas no município, destacam-se o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, palco de grandes romarias, e a Igreja Santa Isabel da Hungria, de belíssima arquitetura.
  • CICLISMO E CAMINHADA
    Com asfalto em grande parte da cidade e até na área rural, Santa Izabel do Oeste é ótima para quem é amante do pedal e da caminhada. O clima ameno e o charme do interior tornam o percurso ainda mais convidativo.
  • FEIRA DO PRODUTOR
    Todo sábado de manhã, na Rua Coberta, é realizado a Feira do Produtor. Nela, é possível encontrar delícias do campo, como pães, bolos, salgados, massas variadas, doces caseiros, queijos, salames, grãos, frutas e verduras.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja Matriz (Paróquia Santa Isabel de Hungria)
Um dos principais pontos turísticos do município, a Igreja Matriz (Paróquia Santa Isabel de Hungria) chama a atenção pela beleza arquitetônica. Projetada com traços delicados, a construção apresenta arabescos e desenhos coloridos nos vitrais. Localizada logo na entrada da cidade, é uma parada obrigatória para quem chega a Santa Izabel do Oeste.

# 2 Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida
Cenário de grandes romarias, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida recebe inúmeros peregrinos que pedem intercessão e agradecem por milagres à Santa Padroeira do Brasil. No dia em homenagem a ela, 12 de outubro, o local costuma receber pessoas do Brasil inteiro e de países da fronteira, como Paraguai e Argentina. O Santuário fica em uma área bastante arborizada e distante do perímetro urbano, o que aumenta a sensação de paz e serenidade.

# 3 Praça das Palmeiras
Lugar de lazer e eventos, ponto de encontro da comunidade. A Praça das Palmeiras encanta os visitantes com belo paisagismo, arborização e iluminação moderna. Amplo, o local conta com chafariz, parquinho com grama sintética e quadra de areia.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
É possível chegar a Santa Izabel do Oeste de carro ou ônibus. As principais vias de acesso rodoviário são a PR-182, BR 277, BR 163, PR 182 e PR 281. Linhas de transporte intermunicipal servem à cidade regularmente.

De Ônibus:
nd

De Avião:
O aeroporto mais próximo fica em Cascavel, a 121 km. A distância até Curitiba é de 518 km.

■ MAPA DA REGIÃO