Home / Cidades do Brasil / Santa Helena
Foto: Prefeitura de Santa Helena

Santa Helena

O turista que visita Santa Helena irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural e histórica da cidade. Banhada pelas águas do Lago de Itaipu, ela está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná, entre os municípios de Guaíra e Foz do Iguaçu, tendo como limítrofe as cidades de Missal, Entre Rios do Oeste, Diamante do Oeste, São José das Palmeiras e Ramilândia.

Com população estimada de 26.206 habitantes, de acordo com o IBGE, a economia gira em torno da agricultura, seguida da produção de suínos, aves, comércio e serviços. Caminhar pelas áreas verdes preservadas, desfrutar do lazer na praia artificial, reencontrar-se espiritualmente e contemplar a bela paisagem no mirante do Cristo Esplendor são atividades que não podem faltar no diário de viagens. Santa Helena é destino certo para quem procura ótimas imagens e lembranças inesquecíveis.

Os apaixonados pelo ciclismo podem conhecer os atrativos e belezas naturais da cidade pedalando no Circuito Regional de Cicloturismo. A Expo Santa Helena é uma ótima opção para conhecer os negócios das indústrias e se divertir com os shows musicais. Já para quem curte viver sobre rodas, o Encontro Internacional de Motorhomes reúne aproximadamente 300 veículos, vindos do Brasil e exterior. Vale a pena conferir esses e outros eventos que movimentam a cidade anualmente.

  • TURISMO RELIGIOSO
    De bicicleta, a pé ou a cavalo, Santa Helena é ponto de partida para os peregrinos que caminham cerca de 65 km pela Rota da Fé. O trajeto inicia-se no Monumento Cristo Esplendor, ponto turístico da cidade, e segue até o Monumento de São Pedro, no município de Missal, passando também pelo Monumento de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Itaipulândia.
  • PESCA ESPORTIVA
    Às margens do Lago de Itaipu, a cidade conta com ótimos locais para se treinar as habilidades no molinete. Vale destacar ainda a organização do Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré, que reúne mais de 300 equipes todos os anos.
  • FESTAS NA BEIRA DO LAGO
    Festa de Reveillon, Carnaval, abertura da temporada de verão, Festival do Costelão. Essas são algumas das festividades realizadas anualmente na ampla área do Balneário Terra das Águas, levando ao visitante shows, atrações culturais e muita diversão.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Balneário Terra das Águas
Situado no prolongamento da Avenida Brasil, distante a 1,5 km da área central do município, o espaço conta com ampla infraestrutura, incluindo área para camping e um calçadão à beira da praia fluvial com 950 metros de orla. Além dos visitantes poderem se exercitar nas quadras poliesportivas, as rampas e atracadouro de acesso ao lago permitem a prática de esportes náuticos e pesca esportiva. Aberto o ano todo, o lugar é ainda palco de inúmeros eventos, como a tradicional festa da virada. Um belo local para festas, lazer e prática de atividades físicas.

# 2 Monumento Cristo Esplendor
Com seus 12 metros de altura, a escultura encontra-se em um dos pontos mais altos da área urbana, em um mirante no qual o turista pode contemplar a cidade, as áreas verdes e o Lago da Hidrelétrica de Itaipu. Inaugurada em 31/12/2004, a obra foi erguida por Faustino José Zardo Coin, escultor, e Adalberto Luiz Basso, fundidor em cobre. O local conta ainda com capela para orações, tornando-se um monumento religioso que atrai turistas durante todo o ano.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Distante 630 km da capital paranaense, existem três opções de acesso a Santa Helena. Por via terrestre é possível chegar até a cidade pelas rodovias PR-497, PR-495, PR-488 e PR-317.

É possível ainda chegar até Santa Helena pelas águas do Lago de Itaipu, com balsas que atracam e saem diariamente do Porto Internacional.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Caso o turista queira chegar por transporte aéreo, podem aterrissar nos aeroportos de Toledo (distante 90 km), Cascavel (distante 120 km) e Foz do Iguaçu (distante 130 km), deslocando-se depois até a cidade pelas rodovias estaduais.

■ MAPA DA REGIÃO