Home / Cidades do Brasil / Reserva do Iguaçu
Foto: Prefeitura de Reserva do Iguaçu

Reserva do Iguaçu

O município de Reserva do Iguaçu fica às margens do Rio Iguaçu, no centro-sul do Paraná. No início de seu povoamento, era um local de pouso dos tropeiros que se dirigiam do Sul do país até o estado de São Paulo.

Com uma população atual de aproximadamente 8 mil pessoas, a Reserva do Iguaçu tem entre suas principais atividades a pesca e a navegação, além de passeios náuticos nas proximidades da Usina de Segredo. Outro atrativo da cidade é a visitação às belas cachoeiras que deságuam no Rio Iguaçu.

Para quem gosta de caminhada ao ar livre, uma boa dica é passear pelo complexo esportivo. O local possui também uma academia e um parque infantil. É um ótimo passeio em família. Outra boa opção para curtir a natureza ou fazer um passeio em família é conhecer a Praça Ecológica João Siqueira.

  • TURISMO RELIGIOSO
    Com uma beleza grandiosa, o Santuário Passo da Reserva é um local de visitação obrigatória em Reserva do Iguaçu, sobretudo pelo misticismo e religiosidade, com destaque para a capela, construída no final do século XIX.
  • HISTÓRIA E CULTURA
    O Museu Regional do Iguaçu é um espaço que conta a história do Rio Iguaçu. Localizado na Vila Copel, o local fica em meio a um horto florestal e já recebeu a visita de mais de 300 mil pessoas.
    Icone Feira Agropecuária
  • FESTAS
    Realizada desde 20 anos atrás, a Tropeada é uma festa que ocorre no início do mês de fevereiro, a qual reúne tropeiros e simpatizantes, promovendo a integração entre a contação de histórias e a gastronomia local.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Alagado
O Alagado de Segredo formou-se devido à construção da Usina de Segredo. Ele é muito frequentado por turistas e moradores da região que usam o local para praticar a pesca náutica, passear de barco e de jet ski. É uma ótima opção de lazer.

# 2 Cachoeira do Passo da Reserva
Localizada às margens da rodovia PR-459, a Cachoeira do Passo da Reserva é um atrativo natural de fácil acesso. Ali, você poderá passar um dia agradável em meio à natureza. O local possui infraestrutura, com mesas e churrasqueiras para o visitante fazer o seu próprio churrasco.

# 3 Horto Florestal da Vila Copel
No local, são preservadas e reproduzidas espécies nativas e exóticas de flores resgatadas do Rio Iguaçu, além de viveiros. Também abriga três pequenos lagos com carpas coloridas e tilápias, além de várias trilhas para caminhada.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A cidade está localizada a 350 km de Curitiba e a 100 km de Guarapuava, com acesso pela rodovia BR-277.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO