Home / Cidades do Brasil / Quinta do Sol
Foto: Prefeitura de Quinta do Sol

Quinta do Sol

Quinta do Sol está localizada no Centro-Oeste do estado, a 445 quilômetros de Curitiba. O município, em 2018, foi oficializado como a “Capital Paranaense do Folclore”, devido a sua referência estadual na preservação, difusão e estudo do folclore do Paraná e do Brasil.

A cidade é marcada pela forte colonização japonesa e pela migração paulista, mineira e nordestina, os quais foram atraídos pela cultura do café e hortelã que predominavam na região, nas décadas de 1950 e 1960.

O nome do município tem origem portuguesa. A palavra “quinta” significa “grande fazenda” e “sol” vem da quinta nota da escala musical.

As ruas e avenidas possuem características peculiares. Conforme lei municipal, a nomenclatura dos logradores tem nomes de planetas, estrelas e constelações. Assim, o turista pode fazer uma viagem espacial pela cidade. Afinal, quem nunca quis conhecer Marte, Júpiter, Saturno e constelações mais distantes? Para isso, basta passear pelas ruas de Quinta do Sol.

Quinta do Sol tem belezas naturais como a “Cachoeirinha”, o Rio da Várzea e, nos limites com Itambé, o Rio Ivaí banhando a margem Norte do município. A estrada do Morro do Jaraguá é o destino ideal para caminhadas. O local é próximo à Vila Rural, de onde se tem a vista das cidades de Quinta do Sol e Engenheiro Beltrão.

  • FESTAS
    O município é conhecido pelos seus festejos. Em junho, acontece a Junifest, festa junina grandiosa que envolve todas as instituições de ensino do município. Já em dezembro, a festividade fica por conta do aniversário da cidade, que passou a englobar também o prato típico local, o leitão ao fogo de chão.
  • FOLCLORE
    O Fefosol – Festival de Folclore de Quinta do Sol, organizado pela Associação de Pesquisa e Projeção Folclórica Pôr do Sol, ocorre anualmente na primeira semana de agosto, sendo o único evento do porte no Paraná.
  • ARTESANATO
    Realizada junto ao Fefosol, há o Artsol – Feira de Artesanato de Quinta do Sol, com a exposição e vendas da produção dos artesãos da cidade e região.
  • FEIRA
    A Feira do Produtor acontece semanalmente às quintas-feiras no Centro de Eventos Osvaldo Silva.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Estátua de Jesus Cristo
A estátua de Jesus Cristo, localizada na Praça da Igreja Matriz São Judas, é ponto de referência da cidade. Conhecida popularmente como “Santão”, a obra está em frente à igreja desde o início da década de 1950, conforme registro da paróquia quintassolense.

# 2 Cachoeirinha
Já pensou refrescar-se com banho de cachoeira em um lindo cenário em contato com a natureza? A Cachoeirinha está localizada na Zona Rural de Quinta do Sol, região de águas abundantes e grande variedade de espécies animais e vegetais.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Distante a 75 km de Maringá, o acesso a Quinta do Sol é pela rodovia PR-082, que liga o município à Fênix e Engenheiro Beltrão.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO