Home / Cidades do Brasil / Prudentópolis

Prudentópolis

Prudentópolis fica situada na região centro-sul do Estado, colonizada por imigrantes ucranianos. Berço do rio Ivaí, a cidade de 50 mil habitantes possui vários canyons e quedas d’água, e o privilégio de abrigar as maiores cachoeiras do Sul do Brasil, como o “Salto São Francisco“, com 196 metros de altura. Localizadas em propriedades públicas e algumas particulares, as cachoeiras são o principal atrativo de Prudentópolis, além das trilhas e da vegetação que deslumbram os visitantes.

Além das cachoeiras gigantes, a cidade, que é a maior produtora de feijão preto do Brasil, tem ruas calmas e locais aconchegantes. As dezenas de igrejas católicas de ritos latino e bizantino ucraniano com suas belas arquiteturas encantam os turistas que as visitam.

Com ruas tranquilas e povo hospitaleiro, as casas no interior do município chamam atenção pelos detalhes de suas construções e seus jardins. A avenida principal da cidade possui três praças para visitação.

Conhecida como a Capital da Oração, Prudentópolis tem mais de 100 igrejas, destacando-se o Santuário Nossa Senhora das Graças e as igrejas do rito bizantino ucraniano, com as celebrações realizadas na língua ucraniana.

  • FESTA DO FEIJÃO PRETO
    Capital do Feijão Preto, Prudentópolis realiza, sempre no mês de agosto, o evento
    tradicional da cidade, que é conhecido por produzir a maior feijoada de feijão preto, feita na maior panela do mundo, registrada no Guinness Book, o livro dos recordes.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Igreja de São Josafat
Construída entre 1925 e 1928, em estilo bizantino, e tombada pelo patrimônio histórico do Paraná, a igreja possui cinco abóbodas, quatro delas representam os braços da cruz. No interior do templo é possível apreciar a decoração artística, tendo como destaque o iconostase, uma coletânea de ícones que representam a história da salvação.

# 2 Monumento Natural Salto São João
Entre uma das mais lindas quedas d’água do Sul do país, o Salto São João, com 86 metros, impressiona pelo cenário e pela exuberância de sua paisagem. O salto pode ser contemplado por dois mirantes: o 1º mirante possui total acessibilidade e o 2º possibilita uma bela caminhada em uma trilha aberta e sinalizada, com a vista para a cabeceira do Salto. O local possui estacionamentos, centro de visitantes com anfiteatro, banheiros e loja de artesanato. O caminho para chegar até o local também vale como um belo passeio. É possível apreciar belas paisagens de campos e pinheirais, além de algumas típicas casas que marcam a colonização da região.

# 3 Museu do Milênio
Com rico acervo histórico, cultural e religioso material e imaterial, o local permite compreender a cultura e as tradições dos imigrantes ucranianos e seus descendentes, sendo o principal ponto de visitação e pesquisa em relação à imigração de Prudentópolis.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A cidade é cortada pela BR-277 e BR-373. A distância de Curitiba até Prudentópolis é de 207 km, de Foz do Iguaçu são 450 km.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO