Foto: Prefeitura de Ponta Grossa

Ponta Grossa

Ponta Grossa fica localizada em posição geográfica privilegiada devido às várias possibilidades de acesso a todas as regiões do Estado. O nome é de origem geográfica e, tem referência a uma colina de grande diâmetro coberta por um capão de mato. Essa colina podia ser vista de longa distância por todos que viajavam pela região.

Ponta Grossa tem uma série de atrativos naturais, a cidade tem marcas de sua história na arquitetura, caminhos das estradas de ferro e marcos referenciais de uma região acostumada a acolher imigrantes alemães, poloneses, italianos, russo, sírios e libaneses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, formando uma cultura que pode ser vista nas festas típicas, culinária e outras manifestações.

Seus principais destaques no turismo são o Parque Estadual de Vila Velha, uma área de arenitos milenares, e a tradicional MunchenFest, a única festa do País com a chancela do Consulado da Alemanha do Sul do Brasil. A festividade reúne culinária, danças e brincadeiras típicas em celebração aos imigrantes alemães e sua contribuição para a formação do município.

Rodeada por formações de arenito e mata nativa, a Cachoeira da Mariquinha tem 30 metros de altura e fica a poucos quilômetros do centro da cidade. Além da água cristalina e da vista, o local é ideal para acampamentos, trilhas e caminhadas.

Com muitas quedas de água, o Canyon e Cachoeira do São Jorge têm como atrativo uma cachoeira de 30 metros de altura, além de paredões de pedra ideais para a prática de rappel. A represa dos Alagados é o local ideal para quem procura uma alternativa de lazer e ter contato com a natureza. Quem gosta de esportes, lá, é possível praticar atividades de remo, Wind-surf, pescaria, natação etc.

 

  • FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO AMADOR (FENATA)
    Realizado desde 1973, o Fenata é um dos festivais de teatro mais antigos do País. Com mais de 1.500 grupos participantes em toda a sua história, atende as categorias adultas e infantis, envolvendo toda a cidade de Ponta Grossa e fomentando o desenvolvimento e o acesso à cultura do teatro no município.
  • MUNCHENFEST
    Principal evento gastronômico e cultural do município. A MunchenFest é a única festa com apoio do Consulado da Alemanha no Sul do Brasil. Promovida há quase 30 anos, a festividade anual proporciona aos visitantes o encontro com a gastronomia e culturas alemãs.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual de Vila Velha
Criado em 1953, o Parque de Vila Velha tem área superior a 3 mil hectares. As principais atrações são os Arenitos, formações rochosas de formas variadas, a mais conhecida é “A Taça”. Também tem Furnas – grandes poços com vegetação exuberante e água (lençol subterrâneo), e a Lagoa Dourada, que tem este nome devido à coloração que apresenta quando reflete a luz do sol.

# 2 Buraco do Padre
O nome está ligado à história dos padres jesuítas que meditavam no local. É uma espécie de anfiteatro subterrâneo com uma cascata de 30 metros de altura, formada pelo Rio Quebra Perna. Para chegar até lá, é necessário percorrer uma trilha de 1 km. Devido à acessibilidade, cadeirantes e pessoas de dificuldade de locomoção podem percorrer a trilha principal.

# 3 Alagados
O lago artificial foi criado na década de 40, quando o Rio Pitangui foi represado. Localizado a 20 km da cidade, é o maior responsável pelo abastecimento de água na cidade. O local é ideal para contato com a natureza, sendo uma alternativa de lazer. Lá, é possível praticar atividades de remo, Wind-surf, pescaria, natação etc.

# 4 Igreja Matriz – Catedral de Santana
Está na região Central de Ponta Grossa. O projeto foi iniciado em 1978 em substituição antigo prédio. Vitrais e arquitetura proporcionam uma experiência diferente e visão privilegiada da cidade.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Dotada de grande entroncamento rodoferroviário, Ponta Grossa fica perto de Curitiba. Com diversos acessos, sendo os principais: as rodovias BR-376 e BR-277, PR-151 e Transbrasiliana.

De Ônibus:
nd

De Avião:
O Aeroporto Sant’Ana que recebe vôos comerciais, fica localizada a 10 km da cidade.

■ MAPA DA REGIÃO