Home / Cidades do Brasil / Piraquara

Piraquara

Piraquara é conhecida por abrigar as nascentes do Rio Iguaçu em seus mananciais de águas cristalinas. A 22 km de Curitiba, o município apresenta patrimônios naturais e cenários de belezas diversificadas. Sua rica cultura provinda da colonização italiana se demonstra na arquitetura, costumes locais e gastronomia.

Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Morro do Canal, o Reservatório do Carvalho e a Aldeia Indígena Araçaí, de etnia guarani. Cortando Piraquara, está a centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes, onde a aventura começa no primeiro túnel, na localidade de Roça Nova, com 429 metros de extensão.

O município tem belas paisagens naturais com vista para a Serra do Mar e araucárias, espécie de árvore típica da região Sul do País. Piraquara possui ainda inúmeros locais para a prática de turismo de aventura, turismo rural e ecológico, além do ciclo turismo que compõem o calendário de atividades turísticas ao longo do ano.

Piraquara possui além de trilhas ecológicas, uma infinidade de opções de lazer. Para quem deseja se aventurar, tem escalada e rapel no Parque Estadual Pico do Marumbi.​​​​​​ O clima serrano dá charme ao lugar. A altitude do território varia de 900 a 1.510 metros do nível do mar. O cenário inclui paisagens de altas montanhas, florestas de araucárias e lâminas d’água que formam a cabeceira do Rio Iguaçu, que dão origem às famosas Cataratas do Iguaçu. São 228.850 km² de paisagens contornadas pelas encostas da Serra do Mar. Para quem gosta de turismo rural e se interessa pelas marcas da cultura italiana, o Caminho Trentino dos Mananciais da Serra é um belo passeio. É uma oportunidade para desfrutar da natureza e ainda aproveitar as delícias da comida típica trentina.

  • FESTAS E EVENTOS ESPORTIVOS
    O calendário de eventos locais conta diversas atrações! Dentre elas, os frequentes eventos culturais no Parque das Águas, e também, a tradicional Festa Trentina. Há um vasto calendário de festas religiosas, como a Festa do Padroeiro Bom Jesus dos Passos, Carreata de São Cristóvão e Caminhadas Penitenciais. Opções não faltam! É só escolher as de sua preferência e aproveitar.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Casa da Memória
O visitante pode também conhecer a Casa da Memória, que conta com o Centro de Memória Ferroviária “Superintendente João Tesserolli Junior” e acervos históricos da formação da região, além de diferentes exposições itinerantes.

# 2 Reservatório do Carvalho
Primeiro reservatório para abastecimento público de Curitiba, inaugurado em 1908, é também um belo lugar para visitação. A área possui uma boa opção de lazer para quem gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer a história local.

# 3 Parque das Águas Jacob Simião
Localizado na região central, o Parque das Águas Jacob Simião conta com dois lagos, dois vertedouros, decks, mirantes com vista panorâmica, palco, pista de caminhada, parque infantil e muito mais! O parque também é local de morada do Tapicuru, uma espécie de ave da família Threskiornithidae, caracterizada pelas pernas altas e pescoço relativamente longo. O animal é encontrado em brejos, rios e campos arados do interior do Nordeste até o Sul e Sudeste do País.

# 4 Túnel do Roça Nova
O Túnel do Roça Nova é o décimo terceiro túnel da Ferrovia Paranaguá-Curitiba. Com mais de 450 metros de extensão, o túnel fica localizado no vilarejo do Roça Nova, bairro pacato com poucos moradores.

# 5 Morro do Canal
O Morro do Canal faz parte do Parque Estadual do Marumbi. A trilha possui nível de dificuldade baixa para média. O morro tem vias para prática de rapel e escalada em rochas. Na chegada ao topo, o visual é recompensador.

# 6 Colônia Santa Maria do Novo Tirol
Fundado por famílias trentinas que chegaram a Piraquara em 1878, o local recebe os maiores eventos da cidade: Festa de Aniversário de Piraquara, Festa do Carneiro no Rolete – a que mais recebe visitantes – e a Festa Trentina, que comemora a chegada de imigrantes na cidade.

# 7 Barragem Piraquara II
A Barragem Piraquara II, na região do Alto Iguaçu, teve sua construção iniciada em 2003 e foi inaugurada em 2 de setembro de 2008. Possui reservatório de 21 milhões de metros cúbicos de água e é uma das quatro barragens que compõem o sistema de regularização e reforço para o abastecimento de água de Curitiba.

# 8 Barragem Piraquara I – Rio Cayuguava
A Barragem do Rio Cayuguava, também conhecida como Piraquara I, foi a primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná. Foi construída com capacidade para 23 bilhões de litros de água, aumentando em 8,5%, ou 600 litros por segundo a oferta de água para Curitiba e região.

# 9 Memorial da Imigração Italiana
Inaugurado em agosto de 1997, o mural marca os 100 primeiros anos de imigração italiana em Piraquara. A obra de relevo em concreto, do artista Sérgio Pinheiro, aplicada sobre um muro com o formato das casas italianas da época, traz elementos importantes sobre a história do desenvolvimento da colônia.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Os acessos para chegar a Piraquara são pelas rodovias BR-116, BR-277 e Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-416). A distância entre Curitiba e Piraquara é de apenas 22 km.

De Ônibus:
nd

De Avião:
O Aeroporto Internacional Afonso Pena se encontra na cidade vizinha, em São José dos Pinhais, a 23 km de distância.

■ MAPA DA REGIÃO