Home / Cidades do Brasil / Paranavaí
Foto: Prefeitura de Paranavaí

Paranavaí

Entre as belezas das praças e a riqueza natural dos parques, Paranavaí proporciona aos turistas opções de lazer, espaços públicos para cuidar da saúde e muita cultura. O destaque da cidade é de longe o tradicional Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup), reconhecido nacionalmente no circuito cultural.

O que iniciou-se em 1966 como uma simples apresentação escolar de poesia e música, ganhou forma e fama em cada edição. Assim, há mais de meio século, o evento reúne expectadores e artistas de várias partes do país, com workshops e trabalhos que transitam entre três categorias: música, conto e poesia.

Situado no noroeste do Paraná, o município tem como limítrofes as cidades paranaenses de Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá e Alto Paraná a leste; Tamboara, Nova Aliança do Ivaí e Mirador a sul; Amaporã, Guairaçá e Terra Rica a oeste. A norte, o Rio Paranapanema separa a cidade do estado de São Paulo.

Com uma população estimada em 87.813 habitantes, segundo o IBGE, a economia da cidade é diversificada. Nesse sentido, Paranavaí destaca-se como a segunda maior criadora de gado de corte do Paraná; a maior produtora e exportadora de insumos e suco de laranja do sul do país; além de ser a maior produtora de fécula de mandioca do Brasil.

Seja prestigiando os eventos ou visitando os locais públicos, independente da época do ano, o turista que visitar Paranavaí sempre terá algo com que se encantar.

Os apaixonados pela aventura em duas rodas não podem deixar de conferir o Moto Fest, evento que acontece anualmente na cidade e reúne amantes do motociclismo do Brasil e exterior. Um clima de confraternização regado a shows e diversas atividades. Com áreas verdes e locais para descanso, os parques da cidade são ótimas opções para curtir com a família e amigos.

Todos os anos acontece na cidade a Expo Paranavaí, evento que reúne shows musicais, rodeio, exposições de animais e máquinas, dentre outras atividades. Uma ótima oportunidade para se divertir e ampliar a rede de contatos comerciais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu Histórico, Antropológico e Etnográfico de Paranavaí
O turista que deseja conhecer a cultura e história de Paranavaí não pode deixar de visitar o museu da cidade. Seu vasto acervo é composto por fotos, artigos e diversas peças que remetem aos primeiros exploradores do local. Um espaço de extrema relevância cultural para a região.

# 2 Praça dos Pioneiros
Sendo a maior praça da cidade, seu nome se dá pelo monumento que homenageia os primeiros desbravadores da região. O local conta com áreas para prática de esportes, parque infantil e, todas as sextas-feiras, é palco da Feira da Lua. Seja para relaxar, se exercitar ou descontrair com a família e amigos, a Praça dos Pioneiros é ponto de encontro certo para todas as idades; e os casais apaixonados.

# 3 Santuário Nossa Senhora do Carmo
Localizado na Paróquia São Sebastião, o Santuário Nossa Senhora do Carmo recebe visitantes e devotos de diversos lugares, muitos para acompanhar a Novena do Carmo, realizada todas às quartas-feiras. Um ambiente de fé para os cristãos que desejam um momento de paz e reflexão espiritual.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Localizada a 506 km de Curitiba, o acesso até Paranavaí se dá pelas rodovias BR-376, PR-492, PR-561 e PR-218.

De Ônibus:
Terminal Rodoviário Municipal
Rua João Estevão, 403

De Avião:
O aeroporto mais próximo, que recebe voos comerciais, está localizado em Maringá, a 74,6 km de distância.

■ MAPA DA REGIÃO