Home / Cidades do Brasil / Palmital
Foto: Prefeitura de Palmital

Palmital

Palmital é uma cidade de muitas belezas naturais, localizada na região Centro-Oeste do Paraná. São cachoeiras, grutas e cavernas – pouco exploradas turisticamente – de tirar o fôlego.

Com a população estimada em 13.389 habitantes, segundo o IBGE, sua colonização baseou-se na exploração vegetal, de madeira e erva-mate por imigrantes italianos e ucranianos, que até hoje mantêm vivos os costumes típicos, religiosos, culinários e culturais. A origem do nome do município se deve à grande quantidade de palmitos existentes na região.

Palmital faz divisa com Pitanga, Santa Maria do Oeste, Laranjal, Marquinho, Goioxim, Roncador e Mato Rico. Não deixe de conhecer esse pedacinho do Paraná cheio de riqueza, formosura e encanto.

Palmital se destaca em nível regional devido à responsabilidade ambiental. O município tem duas Unidades de Conservação Ambiental: a Estação Ecológica de Cantuzinho e o Parque Urbano Nilza Clazer de Almeida. O relevo montanhoso propicia a prática de esportes radicais. Merece destaque a grande quantidade de água, rios, lagos, cachoeiras, achados arqueológicos em estudo, corredor ecológico, animais silvestres, fauna e flora preservadas.

  • TURISMO RELIGIOSO
    No interior de Palmital há inúmeras capelas e igrejas, locais para prática de cultos e festividades religiosas. Destaque para igreja ucraniana e a caminhada para a gruta de Bom Jesus.
  • FESTA DO MILHO
    A Festa do Milho é a festa típica do município, realizada há 32 anos. Como o próprio nome sugere, o cardápio principal da festa é baseado no milho verde, principal cultivo agrícola do município.
  • FEMUSPA
    Festival de Música Sertaneja de Palmital tem a proposta de promover e difundir a apresentação de talentos locais por meio de música e dança. Chama à atenção a apresentação do grupo folclórico ucraniano Zirka, devido às danças típicas culturais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Caverna vulcânica
Localizada dentro de uma fazenda particular, na comunidade de Catuana. A caverna ficou conhecida como Casa da Pedra. A área está destinada a pesquisas por Geógrafos, geólogos e vulcanólogos, que descobriram a primeira caverna de origem vulcânica do País. É uma cavidade diferenciada, com tubos de lavas preservadas. A estimativa, apesar de evidências perdidas no tempo, é que alguns derrames têm idade superior a 130 milhões de anos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Palmital é margeado pela PR-456 e BR-158, sendo as principais rodovias de acesso. Palmital está a 380 km de Curitiba e a 120 km de Guarapuava, a maior cidade nas proximidades.

De Ônibus:
nd

De Trem:
nd

■ MAPA DA REGIÃO