Home / Cidades do Brasil / Palmas / Paraná
Foto: Prefeitura de Palmas

Palmas / Paraná

Cidade mais fria do Paraná, Palmas tem nas baixas temperaturas um grande atrativo. Todos os anos, os visitantes desembarcam nesse gelado e bonito pedaço da região Centro-Sul do Estado em busca do charme dos termômetros que marcam graus negativos e da geada ou neve que cobre de branco a paisagem dos campos naturais.

Mas não precisa esperar pelo inverno para conhecer o município. Com 140 anos, Palmas tem uma história marcada pelo pioneirismo indígena e pela saga dos fazendeiros que chegaram e impulsionaram a economia do local a partir do século XIX. Esses fatos podem ser relembrados com riqueza de detalhes. A cidade cultiva a própria memória com orgulho e zelo em museus, bibliotecas e centros culturais que também chamam a atenção pela beleza arquitetônica.

Fé e natureza também têm lugar especial no cotidiano da cidade. Abençoada pelo Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, o padroeiro, o município atrai devotos e turistas para verdadeiros recantos de religiosidade, como igrejas, grutas e santuários. Dentre as paisagens naturais, além dos campos, notabilizam-se morros, cachoeiras e a usina eólica, a primeira do Sul do Brasil.

A cidade é repleta de locais para a prática de esportes. Além dos tradicionais ginásios, quadras e campos de futebol, é possível encontrar pistas de atletismo, skate e bicicross.

  • TURISMO CULTURAL
    Palmas é rica em história e cultura, o que pode ser comprovado nos muitos locais dedicados à arte e à memória espalhados pela cidade. Uma atração que vale a pena conhecer é o Palácio Diocesano da Coluna dos Campos de Palmas, que reúne museu, biblioteca e capela em uma construção de belíssima arquitetura e com salões mobiliados.
  • TURISMO DE NATUREZA
    Conhecida pelo frio rigoroso e pelos ventos de potencial energético, o município foi mesmo agraciado pela natureza. Destacam-se os parques e reservas naturais, que exibem a beleza e a riqueza da fauna e da flora locais.
  • TURISMO RELIGIOSO
    A religiosidade é marca forte da cidade. Não importa qual for a crença, é sempre hora de praticar a fé em igrejas, seminários e santuários espalhados pela região. O Cemitério Municipal chama a atenção pela arquitetura bela e variada: nele se misturam o estilo gótico dos jazigos, as esculturas angelicais renascentistas e o arrojo do estilo moderno, rico em mármore.
  • FAZENDAS ANTIGAS
    Não deixe de fora do seu roteiro o passeio pelas sedes das antigas fazendas do município. Centenárias, as construções preservam a arquitetura de época e ainda guardam objetos antigos e rastros de um passado marcado pela escravidão. É imperdível pra quem aprecia arte, cultura e história!
  • MARCHA PARA JESUS
    A Marcha para Jesus de Palmas acontece no terceiro domingo de maio e reúne fiéis, independentemente de religiões ou denominações. A caminhada parte da Praça da Bíblia, tem uma pausa para orações e ato profético na Câmara de Vereadores e se encerra na Praça Bispo Dom Carlos. O evento conta com banda de louvores, mateada e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce. Em Palmas, a Marcha para Jesus foi instituída por uma lei municipal de 2018 e tem a colaboração de órgãos e empresas locais. A primeira edição, realizada em 2019, contou com a participação de cerca de 750 pessoas.
  • FEIRA DO ARTESANATO NA PRAÇA BOM JESUS
    Realizada aos sábados e domingos, na Praça Bom Jesus, a Feira do Artesanato divulga o trabalho dos artesãos locais, ao mesmo tempo em que promove o lazer entre a comunidade. Além de comercializar peças fabricadas artesanalmente, a iniciativa oferece cursos de capacitação e realiza mostras. Enquanto faz compras, o visitante pode assistir a apresentações culturais das mais variadas e conhecer o artesanato em nó de pinho trabalhado com torno, técnica que é genuinamente palmense.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Catedral do Senhor Bom Jesus
Idealizada em homenagem ao Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, padroeiro do município, a nova Catedral do Senhor Bom Jesus é a quinta Igreja construída no mesmo local. A arquitetura em forma triangular simboliza a Santíssima Trindade, as treliças de madeira da cobertura representam o sentido da elevação espiritual.

Internamente, o espaço compreende nave principal, com 700 cadeiras individuais, museu religioso e nove túmulos para bispos. Uma cruz de ferro de 35 metros de altura e uma estátua gigante do Santo Padroeiro encontram-se do lado de fora da construção, que é toda feita em imbuia (tipo de madeira comum na região).

# 2 Museu Histórico Professor José Alexandre Vieira
O Museu Histórico Professor José Alexandre Vieira guarda a história da cidade e o orgulho da população. Fruto de doações, o acervo apresenta itens como objetos de uso nas fazendas, máquinas fotográficas e de escrever, canastras e baús, bordados e documentos variados.

# 3 Santuário Nossa Senhora de Fátima
O principal atrativo do Santuário Nossa Senhora de Fátima é a imagem da santa. O monumento está erguido sobre um pedestal de cerne trabalhado numa araucária estilizada. Um docel de bronze dourado, localizado atrás do altar de mármore, e um vitral colorido, onde estão impressas as letras X e M, representando Cristo e Maria, respectivamente, ajudam a compor o cenário interno do Santuário. Do lado de fora, outro vitral traz o Coração de Maria, em cores, rodeado por um terço do rosário dourado.

#  4 Parque da Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Encravada entre rochedos em um lugar de rara beleza, a Gruta de Nossa Senhora de Lurdes é uma réplica autêntica da original, no sul da França. Assim como aquela, que ficou internacionalmente conhecida pelas aparições de Nossa Senhora a uma menina de 14 anos, a gruta de Palmas tornou-se um lugar de devoção e recebe grande visitação popular.

# 5 Empreendimentos Renascença
Quer passar um dia no campo? Então visite o Empreendimentos Renascença. Na exuberaste área reflorestada, dá para passear de cavalo e charrete por bosques e morros, pescar numa piscina natural, tomar banho de cachoeira e ainda praticar velocross na pista de terra. O melhor da culinária rural pode ser degustado no restaurante, onde o requinte dos pratos está em harmonia com a rusticidade do ambiente.

# 6 Central Eólica de Palmas
Com ventos apropriados à produção de energia, Palmas recebeu a primeira usina eólica da região Sul do Brasil. A 30 km da sede do município, o local destaca-se pela geração de energia limpa e sustentável e é ótimo para visitação, pois soma a beleza da paisagem à grandiosidade da invenção humana.

# 7 Região dos Campos do Horizonte
Localizada a 1.400 metros acima do nível do mar, é a região mais fria do município e do Paraná. São belas paisagens naturais onduladas, cortadas pelos ventos fortes e constantes durante o ano todo. A neve e a geada frequentes no inverno cobrem de branco e acrescentam mais charme a esse verdadeiro cartão-postal.

# 8 15ª Cia de Engenharia e Combate
A área criada para o exercício militar hoje oferece espaço para camping. Reserva de araucária, bosque e dois lagos de proporções consideráveis encarregam-se da beleza natural do lugar. Já equipamentos de engenharia expostos para os visitantes dão um toque de talento humano.

# 9 Cachoeira do Rio Lageado
A queda d´água é o principal atrativo do lugar, que é muito procurado para atividades esportivas e de lazer. A infraestrutura oferece área de camping, quadras de piso e areia e churrasqueiras.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Duas rodovias levam a Palmas: a BR-153 e BR-476, que é pedagiada. A distância da cidade até Curitiba é de 375 km. O tempo da viagem é de 5h30.

De Ônibus:
nd

De Trem:
nd

■ MAPA DA REGIÃO