Home / Cidades do Brasil / Nova Laranjeiras
Foto: Prefeitura de Nova Laranjeiras

Nova Laranjeiras

Localizada no Centro-Sul do estado, a 328 km de Curitiba, Nova Laranjeiras abriga a maior reserva indígena do Paraná.

Com uma área de aproximadamente 18.700 hectares, a Reserva Indígena Rio das Cobras possui cerca de 3.600 pessoas, onde estão 740 famílias das etnias Kaingang e Guarani, distribuídas em oito aldeias (Sede, Trevo, Vila Nova, Encruzilhada, Taquara, Lebre, Água Santa e Campo do Dia).

Fundada em 1º de janeiro de 1993, Nova Laranjeiras possui, segundo o IBGE, 11.927 habitantes, se destacando economicamente pelo cultivo de grãos e agropecuária, como também estão entre os 10 maiores produtores de gado do Paraná.

Os melhores alimentos embutidos do Brasil são encontrados lá. Não deixe experimentar, conhecer a cidade e registrar belos momentos.

A história de Nova Laranjeiras relata que a primeira construção na cidade foi um hotel, em 1947, que serviu de hospedagem dos mascates e motoristas que transportavam madeira para a construção da ponte que liga o Brasil ao Paraguai. João Karpinski, dono do hotel, foi o primeiro comerciante do Rio das Cobras.

  • TURISMO RELIGIOSO
    Nova Laranjeiras incentiva o turismo religioso. Anualmente, no dia 24 de junho, acontece a festa em honra a São João Batista, padroeiro do município, que reúne romeiros e cavaleiros de cidades vizinhas.
  • SENHOR BOM JESUS
    No dia 6 de agosto de cada ano, acontece na Comunidade de Divisor a festa em honra ao Senhor Bom Jesus, onde romeiros das comunidades da região agradecem as graças alcançadas e participam das festividades.
  • DIA DO ÍNDIO
    Na aldeia indígena Rio das Cobras, as festividades em comemoração ao Dia do Índio acontecem anualmente no dia 19 de abril, reunindo aldeias de outros municípios.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Aldeia Indígena Rio das Cobras
A Reserva Indígena é ocupada por pessoas da etnia Kaingang e Guarani. Lá, as principais atividades por eles são o cultivo de milho, feijão, mandioca e batata, além de confecção e venda de artesanato. Conheça a cultura e as tradições indígenas gastronômicas e medicinais, mantidas há anos.

# 2 Igreja São João Batista
Igreja muito conhecida na região. Lá, anualmente acontece a festa em homenagem a São João Batista, padroeiro de Nova Laranjeiras. São dois dias de cavalgada em procissão até a Igreja São João Batista, na sede do município, para a comemoração.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso a Nova Laranjeiras é pela rodovia BR-277.

De Ônibus:
nd

De Trem:
nd

■ MAPA DA REGIÃO