Home / Cidades do Brasil / Matinhos

Matinhos

O município, localizado no Litoral do Paraná, foi colonizada inicialmente por portugueses e italianos, formando colônias agrícolas. Hoje, segundo o IBGE de 2017, estima-se uma população de 33.450 habitantes. A 111 km da capital paranaense, Matinhos é formada por 15 balneários e um conjunto de belezas exuberantes. A temperatura média anual da cidade é de 19,5 graus e a vegetação predominante é a Mata Atlântica. São praias extraordinárias que atraem alto número de turistas na alta temporada, com destaque ao balneário de Caiobá, o maior e mais badalado.

A cidade também tem diversas festas e eventos que são realizados anualmente, como o Carnaval de Matinhos e as feiras de artesanato.

O Morro do Escalvado e o Morro do Boi possuem trilhas ecológicas que proporcionam vistas panorâmicas das praias da região.

  • FESTAS
    O município realiza diversas festas e eventos anuais, como o Carnaval de Matinhos, que conta com trios elétricos, proporcionando por 4 dias muita música e diversão para os foliões. Há também feiras de artesanato, campeonatos de surfe, maratonas, entre outros.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual Rio da Onça
O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, é mais uma opção de lazer para turistas que passam o verão no litoral paranaense. A Unidade de Conservação, criada em 1981, é gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do País. Possui grandes belezas naturais, trilhas, pontes elevadas e o mirante.

# 2 Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange
O Parque, que possui 25 mil hectares, foi criado em 2001 com o objetivo de proteger a flora e fauna da região. Lá, são encontrados animais em extinção, vegetação bem preservada, rios cristalinos, saltos, cachoeiras, paredões são alguns exemplos de belezas exuberantes que o parque possui. O local tem grande potencial para práticas de atividades de ecoturismo e montanhismo no local.

# 3 Ilha das Tartarugas
Integrante do balneário de Caiobá, também é conhecida como Ilha do Farol, a qual é possível acesso apenas quando a maré está baixa. Para chegar até lá, é necessário caminhar pelas pedras. Há trilhas que levam ponta a ponta da ilha, proporcionando vistas incríveis.

# 4 Pico de Matinhos
Para quem quer relaxar e apreciar a paisagem, foi construído mirantes com estrutura de madeira na Ponte de Pedras, local que divide a Praia Central de Matinhos com a Praia Brava. Devido às formações de ondas, o local também é frequentado por surfistas.

# 5 Parque Águas Claras
O Parque Águas Claras foi inaugurado em abril de 1994, com área de 242 mil quilômetros quadrados que proporcionam muita alegria e diversão. Têm piscinas, lagos para pesca, toboáguas e churrasqueiras. Tem atrações para todos os gostos.

■ PRAIAS

Matinhos tem praias de belezas exuberantes. As praias dos balneários que formam o município de Matinhos são as de Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajá, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II e Flamingo, além da praia de Matinhos. Em Caiobá tem campeonatos de surfe na Praia Brava e, na Praia Mansa, as águas são calmas e pouco profundas.

No verão, o sol no nosso Litoral pode castigar. É importante manter sua pele saudável tanto em dias de sol quanto nublados.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
De Curitiba, é possível chegar até Matinhos seguindo pela BR-277 sentido Paranaguá, em seguida a PR-508, conhecida como rodovia Alexandra-Matinhos.

Outra opção de acesso seria pela BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis. No trevo de Garuva, entrar na PR-412 sentido Guaratuba e atravessar a baía de ferry-boat, até chegar a Matinhos.

De Ônibus
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO