Home / Cidades do Brasil / Marilena
Foto: Prefeitura de Marilena

Marilena

Marilena está localizada no extremo Noroeste do estado do Paraná, vizinha de Nova Londrina, Loanda e São Pedro do Paraná.

O município é conhecido por suas lindas praias de água doce e belezas naturais. Há diversos pontos turísticos e festividades tradicionais que ocorrem na cidade, como a Festa do Peixe na Telha e a Festa do Milho.

A população é estimada em 7.150 habitantes, conforme o IBGE. Deste total, 27% vivem na comunidade rural, praticando a agricultura familiar. Os principais produtos agrícolas cultivados são o milho, mandioca, fruticultura, café e cana-de-açúcar.

O significado do nome Marilena é mulher pura e resplandecente ou senhora soberana e reluzente. O município é conhecido carinhosamente como A Menina dos Rios, por ter o privilégio de ser o ponto de encontro dos rios Paraná e Paranapanema, e também local de tríplice fronteira entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Além das maravilhosas praias, os turistas podem aproveitar e caminhar entre a natureza exuberante da região. Conheça Marilena, diversão e lazer são garantidos.

  • DIVERSÃO E LAZER
    O Parque Iracema é um recanto natural com espaço de lazer na área urbana, que inclui lago, campo de futebol, parque, quadra de vôlei e lanchonete.
  • PESCA
    Aproveite o ambiente familiar e tranquilo nas praias de Porto Maringá. Lá é permitida a prática da pesca esportiva.
  • FESTA DO MILHO
    Anualmente em setembro, acontece a Festa do Milho. São três dias de agitação. A festividade reúne apresentações folclóricas, feiras, artesanato e, no último dia, há desfile de carroças decoradas pelos agricultores e a escolha da Rainha do Milho e do Rei do Sabugo. No encerramento, festas noturnas e fogos de artifício.
  • FESTA DO PEIXE
    Tradicional festividade, a Festa do Peixe em março tem pesca esportiva, passeios nas prainhas de água doce e na Ilha dos Pneus.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Plantações de flores
Além da produção de uva, também é destaque no município o cultivo de flores. Há várias plantações para visitar: de orquídeas, de rosas, de cactos e suculentas, e de flores envasadas e pendentes. De diferentes espécies, formas e cores, elas garantem uma passeio cheio de beleza e perfume.

# 2 Agroindústrias
Conhecer o dia a dia de uma propriedade rural, saber mais sobre o processo de cultivo e beneficiamento de diferentes produtos agroindustriais e provar receitas deliciosas feitas com matéria-prima fresquinha vinda diretamente da natureza, estão no roteiro do passeio. Entre as culturas que o visitante vai conhecer, destacam-se a uva e o maracujá, que podem ser saboreados in natura ou na forma de sucos, doces e compotas.

# 3 Café Rural
Na Chácara Lino Antunes, os visitantes são recepcionados com um tradicional e farto café rural. No cardápio, apenas produtos oriundos da agricultura familiar e de sabor irresistível.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Por terra, chega-se ao município pela BR-376, que é pedagiada. Há linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Quem prefere viajar de avião tem duas opções: o aeroporto de Maringá, a 17 km, ou o de Londrina, a 90 km. A distância até Curitiba é de 420 km.

■ MAPA DA REGIÃO