Home / Cidades do Brasil / Marialva
Foto: Prefeitura de Marialva

Marialva

Conhecida como Capital da Uva Fina, Marialva transformou a vocação rural em atrativo turístico. Localizada no Norte Central Paranaense, a cidade possui 35 mil habitantes. Logo na entrada, tem um monumento em forma de cacho de uva, com 20 metros de altura, atrai visitantes e antecipa que, no município, a importância daquela fruta vai muito além da economia. Isso porque os parreiras e as plantações estão na origem das mais belas paisagens locais e convidam para programas imperdíveis.

Quem visita as propriedades rurais experimenta muito mais que o sabor das frutas e o ar puro da área rural. O passeio é um mergulho no modo de vida no campo, no processo que transforma a matéria-prima da terra em variados produtos de fama nacional e, principalmente, na forma de viver da natureza sem prejudicar o meio ambiente.

Caminhando entre plantas, frutos e flores ou de bicicleta, pelas calmas, mas radicais estradas rurais, não deixe de visitar essa linda cidade.

  • TURISMO RURAL
    Seja para passeio ou estudos, visite as plantações de uva e demais culturas do município, além das agroindústrias. Conheça e desfrute do que a natureza tem de melhor em termos de beleza e sabor.
  • CICLOTURISMO
    Com diversas estradas rurais e vistas maravilhosas, Marialva é um lugar bastante procurado pelos ciclistas, principalmente os amantes do ciclismo de aventura.
  • CAMINHADA
    O município sedia uma caminhada dos Caminhos da Uva. Nela, o caminhante passa por dentro das propriedades rurais, conhece as parreiras e pode comprar produtos direto com os agricultores.
  • PRESTIGIE A FESTA DA UVA
    Maior e mais tradicional evento do município, a Festa da Uva reúne em um só lugar diversão para o público jovem e lazer para a família, como shows, rodeios e atividades para crianças. A festividade é uma oportunidade para que os produtores de uvas e flores, entre outras culturas, façam contato direto com o público e exponham seus produtos. A Festa da Uva também conta com participação ativa das entidades sem fins lucrativos da cidade.
  • TIRE UMA FOTO NO MONUMENTO CACHO DE UVA
    Para simbolizar o título de Capital da Uva Fina, a cidade ergueu um monumento na entrada da cidade: um imponente cacho de uva de 20 metros de altura! Quando vier a Marialva não deixe de registrar o momento. Tire uma foto em frente ao mais famoso ponto turístico.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Plantações de flores
Além da produção de uva, também é destaque no município o cultivo de flores. Há várias plantações para visitar: de orquídeas, de rosas, de cactos e suculentas, e de flores envasadas e pendentes. De diferentes espécies, formas e cores, elas garantem uma passeio cheio de beleza e perfume.

# 2 Agroindústrias
Conhecer o dia a dia de uma propriedade rural, saber mais sobre o processo de cultivo e beneficiamento de diferentes produtos agroindustriais e provar receitas deliciosas feitas com matéria-prima fresquinha vinda diretamente da natureza, estão no roteiro do passeio. Entre as culturas que o visitante vai conhecer, destacam-se a uva e o maracujá, que podem ser saboreados in natura ou na forma de sucos, doces e compotas.

# 3 Café Rural
Na Chácara Lino Antunes, os visitantes são recepcionados com um tradicional e farto café rural. No cardápio, apenas produtos oriundos da agricultura familiar e de sabor irresistível.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Por terra, chega-se ao município pela BR-376, que é pedagiada. Há linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Quem prefere viajar de avião tem duas opções: o aeroporto de Maringá, a 17 km, ou o de Londrina, a 90 km. A distância até Curitiba é de 420 km.

■ MAPA DA REGIÃO