Home / Cidades do Brasil / Mandirituba

Mandirituba

Mandirituba é um lugar para vivenciar a paz do corpo e do espírito. O município da Região Metropolitana de Curitiba é o maior produtor latino-americano de camomila, erva medicinal mais consumida no Brasil e conhecida pelas propriedades relaxantes. As igrejas belas e históricas e um mosteiro tornam a cidade um local de fé e devoção.

Lugar de muitas abelhas, conforme o próprio nome de origem indígena, Mandirituba também se destaca pelo mel de qualidade diferenciada, produzida por abelhas sem ferrão. Aliada à produção de camomila, essa atividade conduz outra modalidade turística no município: a rural. Além de conhecer plantações e criadouros, os visitantes ainda podem visitar propriedades rurais e comprar produtos orgânicos de alta qualidade e sabor caseiro.

De passado tropeiro e colonização diversificada, a cidade tem muita cultura pra mostrar e história para contar. Essa herança, que se expressa nos costumes e tradições de tropeiros, poloneses, ucranianos, portugueses, italianos e alemães, vem embalada em lindas paisagens naturais, como campos e cachoeiras.

Rica em áreas verdes, Mandirituba é uma ótima opção de turismo rural. Ao mesmo tempo em que enchem os olhos, campos e cachoeiras convidam os visitantes para trilhas, cavalgadas e pescaria. Visitas a propriedades rurais, onde é possível comprar produtos orgânicos, e a plantações de camomila e locais de produção de mel deixam o roteiro ainda mais interessante e saboroso.

  • TURISMO RELIGIOSO
    Igrejas de rara beleza e um mosteiro de Monjas Beneditinas são atrativos únicos para devotos e apreciadores de artes sacras.
  • PINHEIRO RARO
    Em Mandirituba está uma árvore rara: um pinheiro de quase 500 anos! Não bastasse a idade, ela ainda tem um tronco tão grande, que são necessárias de cinco a seis pessoas para abraçá-lo. Como fica em uma propriedade particular, a visita precisa ser autorizada.
  • RESERVA AMBIENTAL
    Em uma área de 57 hectares, a Reserva Ambiental Mãe da Mata abriga diferentes ecossistemas, como várzea, campo e araucárias, que podem ser vistos por meio de trilhas. Com o intuito de promover a educação ambiental, o local é muito visitado por escolas.
  • CIRCUITO DA CAMOMILA
    Tradicional evento realizado no Paraná, a Caminhada Internacional na Natureza tem uma etapa em Mandirituba. É o Circuito da Camomila, que acontece em agosto.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Mosteiro do Encontro
Local de fé e devoção, o Mosteiro do Encontro abriga Monjas Beneditinas que vivem a vocação em silêncio e reflexão. A capela instalada no local chama a atenção pela beleza. Em forma de uma pequena basílica, a construção apresenta, já na entrada, três arcos que simbolizam o Mistério da Santíssima Trindade. No local também estão a pia batismal, feita em puro granito brasileiro, e o ambão, que representa o túmulo do Ressuscitado. Particularmente belos são os vitrais. O significado de cada um deles depende das cores que apresentam, as quais variam de azul profundo passando para lilás, turquesa e amarelo.

# 2 Igreja de Santo Antônio
Considerada patrimônio histórico e cultural do município, a Igreja de Santo Antônio, na localidade de Quatro Pinheiros, transformou-se em atração turística conhecida pelas romarias. Com mais de 50 anos, a construção em madeira guarda objetos e vestimentas antigas usadas pelos primeiros padres que celebraram missas no local. A parte interna da edificação é adornada por pinturas bíblicas feitas por um morador local. Um fato curioso sobre o local é que ele foi alvo de um plebiscito, realizado em 1994. Parte da população queria a demolição da antiga capela e construção de uma nova, em alvenaria. O grupo vencedor pedia a restauração da construção original, em madeira, como ela se encontra atualmente.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O município é cortado por duas rodovias: BR-116 e BR-101. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, fica a 42 km, mesma distância até Curitiba. Até a rodoviária interestadual da Capital são 52 km.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO