Home / Cidades do Brasil / Lunardelli
Foto: Prefeitura de Lunardelli

Lunardelli

Lunardelli, localizada na região Norte do Paraná, no Vale do Ivaí, teve sua emancipação política em 1979. A agricultura diversificada é predominante na cidade, com fortes traços religiosos e de fé, devido à devoção a Santa Rita de Cássia, motivando o fluxo de fiéis de várias localidades em busca de graças por intercessão da Santa das Causas Urgentes e Impossíveis.

O município é reconhecido como polo e roteiro turístico do Paraná e, recebeu o título de Capital Paranaense da Fé. Para quem deseja estar por perto da natureza, do campo e visitar pontos turísticos religiosos, é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro!

Lunardelli possui Reserva Particular de Patrimônio Natural, a Mata Suíça I e II, localizadas nas fazendas Urutagua e Ubá. São os “palcos” principais da Caminhada Internacional da Natureza na cidade, passando por trilhas no meio da mata preservada e cachoeiras maravilhosas para deslumbrar e se refrescar.
Icone Turismo Rural Fazenda

  • TURISMO RURAL
    Para quem gosta de natureza e vida rural, não deixe de ir até o Recanto Serra Azul e experimentar a deliciosa comida típica local.
  • TURISMO RELIGIOSO
    Todos os domingos milhares de fiéis e devotos chegam para visitar a cidade e passear pela gruta de Santa Rita, o Santuário, o Monumento do Milagre e a Praça de Santa Rita.
  • FEIRA DO ARTESÃO
    A feira é composta por 33 barracas que são montadas aos finais de semana, festividades e nos dias 22 de cada mês. Vale a pena conhecer os produtos elaborados pelos artesãos locais.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Monumento do Milagre da Rosa
O Monumento do Milagre da Rosa foi inspirado em um fato da graça de Deus na vida de Santa Rita de Cássia.

# 2 Gruta de Santa Rita de Cássia
Construída em 1995, no local os devotos podem agradecer as graças recebidas, confiar seus pedidos, fazer as orações e levar a água benta aos seus entes queridos.

# 3 Praça de Santa Rita
Uma maravilhosa praça com uma imagem grande que marca o tributo junto com o desenho de uma rosa, símbolo da devoção à Santa das Causas Urgentes e Impossíveis. O local é de meditação, silêncio e renovação das forças. Lá, acontecem procissões luminosas nos dias 22 de cada mês. Como é o dia devocional a Santa, a noite termina com uma grande queima de fogos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para quem vai de carro ou ônibus, os acessos para chegar à Lunardelli são pelas rodovias BR-272 e BR-369. Lunardelli fica a 391 km da capital.

De Ônibus:
nd

De Avião:
Os aeroportos mais próximos da cidade que possuem voos comerciais são os de Londrina (160 km) e Maringá (120 km).

■ MAPA DA REGIÃO