Home / Cidades do Brasil / Luiziana
Foto: Prefeitura de Luiziana

Luiziana

Município que se destaca pela agricultura e pecuária, Luiziana está localizada no Noroeste do Paraná, a 430 km de Curitiba, vizinha de Campo Mourão, Iretama, Roncador, Mamborê, Barbosa Ferraz e Nova Cantu.

Com população de 7.315 habitantes, segundo o IBGE, a cidade é conhecida como Terra das Cachoeiras. São mais de 20, com destaque nas cachoeiras Rio Sem Passos, São Domingos e do Rio Campina.

Luiziana é um dos municípios pertencentes da Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, que além da maior extensão territorial, é a que tem o maior número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

O município possui uma beleza natural extraordinária. Deslumbre e registre as paisagens que Luiziana oferece.

  • ÁRVORE GIGANTE
    O visitante encontra na cidade uma gigantesca gurucaia, árvore de quase 400 anos, remanescente da floresta primária que cobria toda região. Há trilhas, onde o turista passa por dutos da Usina Mourão (que conduzem a água do Reservatório para a Casa de Máquinas PCH Mourão) e pelas Ruínas da Usina São João. As trilhas são feitas apenas com agendamento.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Estadual Lago Azul
Mantida em parceria com Campo Mourão, o Parque Estadual Lago Azul tem como afluentes os rios de Luiziana, além das águas represadas pela Usina Mourão. O local recebe diariamente centenas de visitantes e oferece duas opções de trilhas, a Peroba e a Aventura. O segundo trajeto precisa de mais atenção na caminhada, por isso, é necessário contratar um guia. O Parque Lago Azul tem duas trilhas: a Peroba e de Aventura. A primeira tem trajeto suave de 3.850 metros entre a mata fechada, áreas abertas, cerrado, passando por pequena cascata, lago e viveiro de mudas. A trilha Aventura tem extensão de 3,2 mil metros e, só pode ser feita por maiores de 14 anos e em dias de tempo seco, quando o trajeto não oferece riscos. A caminhada exige um pouco mais do visitante, que passará por trecho de floresta e pela margem e dentro do Rio Mourão. O trajeto inclui duas cachoeiras – os saltos Belo e São João.

# 2 Estação Ecológica de Luiziana
A Estação Ecológica de Luiziana, a 55 quilômetros do centro da cidade, está em área de transição e, por isso, é possível encontrar espécies de diferentes biomas florestais. Tem pinheiro do Paraná nativo e peroba nativa, que são espécies de florestas distintas. É muito raro isso acontecer.

■ CACHOEIRAS

Há mais de 20 cachoeiras espalhadas pelo município, que são o ponto alto de encontro de caminhantes, trilheiros, cavalgadas, praticantes de mountain bike, Rota da Fé e prática de rapel.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Luiziana está no Noroeste do Paraná, às margens da BR-487. O acesso pode ser também pela BR-376.

De Ônibus:
nd

De Avião:
nd

■ MAPA DA REGIÃO