Home / Paraná / Londrina

Londrina

Londrina no estado do Paraná, e fica a 369 km da capital Curitiba. Londrina teve um crescimento acelerado tornando-se não só pólo regional como a terceira maior cidade do Sul do País, depois de Curitiba e Porto Alegre. lImportante pólo de desenvolvimento regional, Londrina exerce grande influência sobre todo o Paraná e região sul. Londrina tem aproximadamente 500 mil habitantes, sendo a segunda maior cidade do Paraná e a quarta maior cidade da Região Sul do Brasil.

A cidade é formada principalmente por descendentes portugueses, japoneses, italianos e alemães, mesclados a outros grupos em menor escala, como polacos, espanhóis, indígenas, búlgaros, britânicos e afro-descendentes.

A agricultura continua a ser fundamental para Londrina, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola diversificou-se, e além no café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, soja, frutas e hortaliças.

Londrina se destaca hoje pelo setor de comércio e prestação de serviços. Possui uma das maiores universidades do país, a Universidade Estadual de Londrina,a Universidade Tecnológica Federal do Paraná além de outras diversas faculdades e Universidades privadas, inúmeros hospitais, restaurantes, bares e lojas.

Seu solo é rico para a agropecuária, sendo conhecido como terra roxa. Seus principais produtos são soja, milho, trigo, café, algodão, entre outros. Tem ainda grandes rebanhos bovinos com gado premiado em leilões e exposições. A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada na Sociedade Rural do Paraná no mês de abril movimenta milhares de dólares todos os anos em agronegócios.

■ PONTOS TURÍSTICOS

Área de Lazer Luigi Borghesi ou Zerão
A área de Lazer Luigi Borghesi é mais comumente conhecida por Zerão, em função de seu formato parecer um grande zero. Possui uma pista de cooper de 1.050 metros, que circunda a área, é entrecortado por um pequeno riacho.

Na área existem diversas benfeitorias como anfiteatro (com capacidade para 15000 pessoas, postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e um estacionamento com aproximadamente 220 vagas).

No Zerão são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica. Em 1996 o Zerão foi melhorado com floreiras e revitalização das quadras.

Autódromo Internacional Ayrton Senna
O Autódromo foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1992 e possui uma pista principal com 3.146 metros de extensão, com áreas de escape nas curvas maiores. Ao lado desta pista, palestra para os espectadores que querem acompanhar as corridas por diversos ângulos de visão.

Oferece também 30 boxes com capacidade para quatro carros cada, ambulatório médico, heliporto, 06 lanchonetes, torre de cronometragem de 04 andares, camarotes, amplo estacionamento e acomodações com capacidade para 35 mil pessoas.

Estádio do Café
O Estádio do Café foi inaugurado no dia 22/08/1976, está localizado a 04 km do centro da cidade, no setor norte, próximo ao Parque Ouro Verde, ao lado do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Construído em formato de ferradura, com abertura para a cidade, proporciona uma vista privilegiada de Londrina. Possui capacidade para 45 mil pessoas e seu sistema de iluminação é um dos mais modernos. Possui também um amplo parque de estacionamento, entre outras benfeitorias.

Ginásio de Esportes Prof. Darci Cortez ou Moringão
O Ginásio de Esportes Prof. Darci Cortez foi inaugurado no dia 01/10/72. É comumente conhecido como Moringão, em homenagem ao Pref. Dalton Fonseca Paranaguá, em cuja gestão o ginásio foi construído.

Possui capacidade para 13 mil pessoas (sentadas). Na parte dos fundos, há um prédio de 03 andares onde funcionam a Administração do Ginásio, os alojamentos e os vestiários.

É um importante espaço esportivo e cultural de Londrina, no qual acontecem apresentações de shows, disputas esportivas e cerimônias de formaturas. Foi totalmente reformado entre 1994 e 1995.

Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon
Considerado como importante espaço público de área verde localizado no centro da cidade, o Bosque, foi uma área pública reservada pela Cia. De Terras para Londrina. Na década de 50, foram implantados viveiros, parque infantil, quadras e vestiários. No período de 1971 a 1978, com o prolongamento da Rua Piauí, transformou-se em terminal urbano de transporte coletivo.

Posteriormente foi transformado em área de lazer onde foi construído o Zerinho (referência ao Zerão, outra importante área de lazer de Londrina), local bastante utilizado para caminhadas e passeios pelos moradores do entorno.

Lago Igapó

Conjunto de lagos que constitui a mais bela e significativa área de lazer da cidade. Seu nome, na língua tupi, significa” transvasamento de rios”, possuindo mais de 4.500m de extensão. A nascente do Ribeirão Cambé se encontra no bairro Parque Ney Braga. A partir deste ponto forma-se o Parque Linear do Cambé, compreendendo o conjunto de quatro lagos e um aterro. O Lago Igapó I foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959, no Jubileu de Prata de Londrina, durante a gestão do Prefeito Antônio Fernandes Sobrinho. A obra foi uma solução para o problema da drenagem do ribeirão Cambé, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a idéia de formar um lago.

Salto da Apucaraninha
Está localizado na região sul de Londrina, a cerca de 80 Km do centro da cidade, dentro da reserva Apucaraninha, dos Índios Kaingang. O Salto do Apucaraninha é uma queda d’água com 116 metros de altura.

Para visitar o Salto do Apucaraninha é preciso solicitar autorização à FUNAI, e para chegar até lá basta seguir a PR 445 até o trevo do distrito de Lerroville, distante cerca de 03 km. Do distrito, segue-se uma estrada vicinal no fim da principal avenida. Há ainda outra cachoeira com cerca de 10 m de altura. Embora não seja tão impressionante quanto o salto, a cascata chama a atenção pela beleza.

 

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Londrina fica na região central para o norte do estado. De Curitiba, deve-se seguir pela PR 376 até Apucarana, e depois pela PR 369 até Londrina. De SP e RJ, pode-se chegar sem passar por Curitiba. Basta seguir pela SP 280 até seu final, e virar à esquerda na SP 327 até Ourinhos, e de lá pegar a PR 369 até Londrina. Polícia Rodoviária : Tel. 43 323-4329. Há 379km de Curitiba, 528km de SP, 953km do RJ, 686km de Floripa.

De Ônibus:
Terminal Rodoviário de Londrina – Av. Dez de Dezembro, 1830. Ele em si é uma atração turística, com sua forma arredondada todo em zinco.

De Avião:
Aeroporto de Londrina, R. Ten. João Maurício de Medeiros, 300. Como fica muito próximo ao centro, talvez seja a melhor opção pegar um taxi. Tel. 43 3027-9000, Há apenas 3 km do centro da cidade

■ MAPA DA REGIÃO