Foto: Prefeitura de Loanda

Loanda

Situada no Noroeste do estado, a 570 km de Curitiba, Loanda é vizinha dos municípios Santa Isabel do Ivaí, São Pedro do Paraná e Santa Mônica. A história da cidade conta que os primeiros moradores chegaram em 1950, quando a região ainda era sertão inexplorado.

Segundo o IBGE, a população da cidade é estimada em 22.903 habitantes, grande maioria descendentes de japoneses, italianos e espanhóis, que vieram para o Brasil na época que o café era o principal produto do país.

O nome Loanda foi escolhido em homenagem à capital de Angola, Luanda, na África. É considerada polo nacional na fabricação de torneiras e, a mais importante do Extremo Noroeste paranaense. Se destacam também na agricultura e pecuária, devido a qualidade do solo e proximidade da fronteira com o Paraguai, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

  • EXPO-LOANDA
    Feira Agropecuária de tradição na região que reúne shows, exibição de produtos e animais relacionados ao agronegócio. Sempre programada para os dias próximos ao aniversário da cidade, que acontece em 27 de novembro.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça da República
Ponto de encontro com variedade de lanchonetes e bares.

# 2 Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
Com arquitetura barroco-brasileira e iluminação com referência gótica, a igreja construída em 1964, foi inspirada nas muralhas do Castelo de Ávila, na Espanha. Com a imagem do chapéu de cardeais da Igreja Católica, aquele corte inclinado, foi criado o conjunto de cilindros como os órgãos de igreja.

# 3 Boliche
Construído recentemente, o boliche da cidade é um atrativo para quem busca lazer e diversão.

# 4 Centro Social Esportivo Madre Teresa de Calcutá
O local conta com pista para corrida de kart e atividades poliesportivas.

# 5 Cine Teatro Guanabara
Local de apresentações artísticas e culturais da cidade.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Loanda está a 570 km de Curitiba. O acesso à cidade são pelas rodovias BR-376, PR-182 e PR-218.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO