Home / Cidades do Brasil / Jandaia do Sul
Foto: Prefeitura de Jandaia do Sul

Jandaia do Sul

Prosperidade é uma palavra que define bem Jandaia do Sul. O município do Norte Central, que teve como primeiros habitantes os tropeiros a caminho de Sorocaba e São José do Rio Preto, é hoje um importante centro regional, principalmente para a região do Vale do Ivaí, de onde ganhou o título de Capital.

No caminho do crescimento, destacam-se a localização privilegiada, sobre o principal tronco rodoferroviário do Norte do Paraná, e as condições do solo seco que atraiu agricultores vindos de todas as regiões do país para o cultivo do café. Esses fatores foram fundamentais para as feições da Jandaia do Sul de hoje: uma cidade agrícola e religiosa, dona do charme da vida no interior e habitada por um povo trabalhador e hospitaleiro, responsável por mais um título: o de Cidade Simpatia.

  • TURISMO RURAL
    Pesque-pague e sítio com plantação de produtos orgânicos fazem de Jandaia do Sul um interessante destino rural, ideal para quem quer ficar mais perto da natureza e aproveitar o melhor da vida no campo.
  • TURISMO RELIGIOSO
    Com belas e importantes igrejas – como a Matriz, a Pico do Amor e a Igrejinha do Km 8 – e a realização de peregrinações, o município é uma boa opção de turismo religioso.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Pesque-Pague do Professor Geremias
Rodeado de bela natureza, o Pesque-Pague do Professor Geremias é um dos mais famosos cartões-postais do município. O pesqueiro é o carro-chefe, mas a piscina e o restaurante também fazem sucesso e movimentam o local.

# 2 Igrejinha do Km 8
Na estrada velha para Marumbi, a Igrejinha do km 8 é um dos mais tradicionais espaços religiosos de Jandaia do Sul. A construção antiga e simples é palco de peregrinações mensais, com reza do terço.

# 3 Praça do Café
Importante ponto turístico e de encontro da comunidade, a Praça do Café atrai visitantes por seu clima aconchegante e pela beleza da fonte luminosa.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O acesso a Jandaia do Sul é exclusivamente rodoviário, pela BR-376, que é pedagiada, ou BR-277. Linhas de ônibus intermunicipais servem à cidade regularmente. Os aeroportos mais próximos ficam em Maringá, a 55 km, e Londrina, a 75 km. Até Curitiba são 390 km.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO