Home / Cidades do Brasil / Ivaiporã
Foto: Prefeitura de Ivaiporã

Ivaiporã

Ivaiporã, a 383 quilômetros de Curitiba, é considerada o município polo no Vale do Ivaí, com população estimada em 32.035 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cidade é conhecida pelas ruas bem planejadas e longas avenidas. O município tem um comércio forte e diversificado, que é impulsionado pelo agronegócio, com a produção de soja, trigo, milho, café e pecuária leiteira. Lugar de muitas belezas naturais e paisagens incríveis, onde há conscientização e preservação do meio ambiente.

No município, as áreas verdes estão relacionadas à qualidade de vida da população, por exemplo, a Estação Ecológica Faian, Horto Florestal Cayuá, Parque Ambiental Jardim Botânico e o Lago das Flores – além de praças que são preservadas com paisagismo.

  • TURISMO RELIGIOSO
    Em Ivaiporã, visite as paróquias Santíssima Mãe de Deus, Espírito Santo ou Bom Jesus, além da Assembleia de Deus e a Igreja Ucraniana.
  • EVENTOS ESPORTIVOS
    No setor do turismo, o município se consolida no segmento de eventos esportivos e recebe anualmente competições estaduais, como Jogos da Juventude do Paraná, Jogos Escolares do Paraná, Festival Paralímpico, Campeonato de Skate e Campeonato de Fanfarra.
  • CAMINHADA
    Anualmente, os amantes de aventuras participam da Caminhada na Natureza de Ivaiporã, que inclui passagem por lavouras de trigo e de eucaliptos, araucárias e perobas, propriedades rurais de agricultores familiares, matas nativas, cachoeiras, lagos e muito mais aventuras.
  • 7 DE SETEMBRO
    O desfile de 7 de Setembro é considerado um dos mais tradicionais no Vale do Ivaí. Organizado pela administração municipal, o ato cívico reúne 50 instituições do município e atrai centenas de crianças, jovens e adultos nas ruas.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Ambiental Jardim Botânico
O espaço integra os bairros e o Centro de Ivaiporã, proporcionando lazer à comunidade e visitantes. É também local para confraternização das famílias e prática esportiva.

# 2 Lago das Flores
Um dos principais pontos turísticos de Ivaiporã. O espaço foi revitalizado com obras de iluminação, calçamento, pista de caminhada de 1,2 mil metros ao redor do lago, entre outras benfeitorias.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A melhor maneira de chegar a Ivaiporã é por meio da rodovia PR-466, que dá acesso ao trevo principal e secundário – divisa com o município de Jardim Alegre.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO