Home / Cidades do Brasil / Itaipulândia

Itaipulândia

Jovem, responsável e promissora. Assim é Itaipulândia, cidade de menos de dez mil habitantes, que fica na região Oeste do Estado, próxima ao Lago de Itaipu e na fronteira com o Paraguai. Com só 27 anos incompletos de emancipação, o município destaca-se pelos investimentos em educação, saneamento básico e meio ambiente.

Apesar da pouca idade, a história de Itaipulândia começou nos anos de 1960, quando chegaram à região migrantes de origem europeia vindos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Naquele tempo, a futura cidade organizou-se em torno de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo fundador do povoado. Por isso, o lugar foi batizado de Aparecidinha do Oeste. O nome oficial só começou a ser forjado na década seguinte, época em que a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu fez inundar metade das terras cultiváveis da localidade.

Hoje, o município arborizado e de ruas largas tem como marca a economia forte. Graças aos royalties recebidos como forma de compensar o impacto ambiental causado pelas atividades da Itaipu Binacional, Itaipulândia tem uma das maiores rendas per capita da região. Porém, o principal setor econômico ainda é a agricultura, principalmente pelo cultivo de soja, milho e fumo. Apesar disso, a indústria, comércio e serviços têm importante contribuição para o produto interno bruto local. A atividade turística em crescimento incluiu a cidade no roteiro dos destinos turísticos do Estado.

  • TURISMO RURAL
    Propriedades rurais da região recebem visitantes interessados em belezas naturais, aconchego, comida boa e no sossego da vida no campo.
  • ROTEIRO DE FÉ
    Padroeira do município, Nossa Senhora Aparecida atrai inúmeros visitantes a Itaipulândia. Um monumento em homenagem à santa – o maior da América Latina feito em concreto – e a novena em honra àquela que é também a Padroeira do Brasil proporcionam momentos inesquecíveis de fé e reflexão.
  • HISTÓRIA E CULTURA
    Um passeio ao Museu e ao Paço Municipal é uma viagem na história e na cultura da cidade. Imperdível para quem visita Itaipulândia pela primeira vez. No fim do ano, o Natal Iluminado traz ainda maios beleza ao município.
  • DIVERSÃO NA ÁGUA
    Localizado no limite com o Lago de Itaipu, a cidade tem o maior parque aquático termal da América Latina e uma praia artificial. Com boa infraestrutura e espaço para a prática de esportes, os locais são ótimas opções para quem procura por águas quentinhas ou refrescantes. Adeptos da pesca esportiva e de travessias de barco, canoa e vela também são bem-vindos.FESTA INTERNACIONAL DO DOURADO NO CARROSSEL
    Todo mês de novembro, no Balneário de Jacutinga, acontece a Festa Internacional do Dourado no Carrossel, que comemora o aniversário de emancipação da cidade. O protagonista do evento é o prato típico que dá nome à festividade. Mas as atrações não param por aí: além do tradicional almoço, tem shows musicais tarde adentro. Em 2019, a Festa chega à 19a edição.
  • VISITA AO PAÇO MUNICIPAL
    Sede da prefeitura, o Paço Tancredo Neves é uma bela atração arquitetônica. Além de observar os detalhes da edificação, é possível ver uma maquete do prédio. Coberta por um tampo de acrílico, ela fica logo no saguão de entrada.
  • CASA DA MEMÓRIA
    O passado de Itaipulândia e região está registrado em fotografias, documentos e objetos expostos no arquivo histórico e cultural da cidade. As belezas naturais do lugar estão eternizadas no Acervo das Águas. Dois mosaicos de aerofotografias em preto e branco retratam o início do município: o primeiro, de 1970, mostra a mata dando lugar ao espaço urbano. O segundo, de 1980, já exibe a terra dividida em lotes.
  • PASSEIO NA PRAÇA
    A Praça Padre Izidoro Royer é um ótimo lugar para passear, encontrar amigos e confraternizar com a família. Sempre no fim do ano, é possível assistir a shows culturais e musicais por lá.
  • PESCA
    Com boa infraestrutura, a Base Náutica de Itaipulândia é referência na prática da pesca esportiva e ainda permite atividades como vela e canoagem. O local também recebe eventos festivos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Itaipuland Hot Park, Resort e Spa Thermal
Maior parque aquático termal da América Latina, localiza-se próximo do centro da cidade, na estrada que dá acesso ao Lago de Itaipu. São 260 metros quadrados de atrações, como piscina de ondas, montanha-russa aquática, castelinho das águas e rios lento e selvagem. Só de tobogã são três opções: quatro pistas, queda livre e caracol.

Fora da água, dá para gastar energia na quadra poliesportiva e também na academia que ficam no local. Para recarregar as baterias, tem restaurante, lanchonetes e bares molhados. Um hotel próprio, posto médico e equipe de salva-vidas tornam a infraestrutura ainda melhor.

A água termal a 42 graus é um atrativo a mais. Ela tem propriedades terapêuticas e é rica em sais mineiras benéficos à saúde. Quer mais? O parque ainda é palco de eventos e shows.

# 2 Balneário Turístico de Linha Jacutinga
Localizada a menos de 5 km da sede do município, a praia artificial tem 700 metros de extensão e recebe milhares de visitantes todos os anos. O espaço para camping é amplo e bem estruturado: conta com quiosques, churrasqueiras, banheiros, vestiários, chalés, restaurantes e píer. Para quem vai de carro, tem estacionamento. Para quem prefere barco, atracadouro.

Os esportes também estão no “cardápio” do local. De dezembro a março, acontece o ItaVerão, tradicional evento esportivo que também oferece atrações culturais. Nos demais meses, é possível exercitar-se nos campos de futebol tradicional e suíço, na quadra de vôlei de areia e em uma academia ao ar livre. Para completar, um pavilhão de eventos recebe as festas da cidade.

# 3 Monumento à Nossa Senhora Aparecida
Localizado no ponto mais alto da cidade – a comunidade de Caramuru -, o monumento é o maior da América Latina, feito em concreto, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Com 26 metros de altura, a imagem tem apenas 12 metros a menos que a do Cristo do Corcovado, do Rio de Janeiro.

Imponente, a construção, considerada oficial pela Igreja Católica, exibe um manto de quase 100 metros quadrados cravejado de pastilhas. No interior, são 80 metros quadrados e acabamento em mármore. A porta de entrada tem a forma do mapa do Brasil.

O local é muito frequentado por fiéis para pagar promessas. No feriado de 12 de outubro, quando se homenageia a santa, o município recebe cerca de 7 mil visitantes.

# 4 Centro de Lazer José Hermes
Ideal para descanso e programas em família, o lugar oferece quadra de areia, academia ao ar livre, pista para caminhadas e um lago artificial que garante mais beleza à paisagem. A lanchonete deixa o passeio mais saboroso. E tem ainda um espaço para atividades culturais.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
É possível chegar ao município de carro ou de ônibus pelas rodovias PR-495, PR-497, e BR- 277

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO