Home / Cidades do Brasil / Ilha do Mel
Banco de Imagens EMBRATUR

Ilha do Mel

Um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná, a Ilha do Mel encanta quem a conhece. Formada basicamente por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Entre seus importantes atrativos naturais e históricos, estão as suas belas praias, a Gruta das Encantadas, a estação ecológica, um parque estadual, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Visitar a Ilha do Mel é conhecer um pedaço do paraíso.

Como não são permitidos veículos automotores e de tração animal na ilha, a locomoção é feita por trilhas, que dão a impressão de que o lugar parou no tempo, ou pelas praias. Com fauna e flora exuberantes, passear pela Ilha do Mel é observar diversas espécies de pássaros e botos.

Para quem gosta de turismo de ação, é possível sobrevoar a ilha de parapente, surfar, praticar mergulho, escalar e velejar.

 

  • JAZZ NA ILHA
    O Jazz Festival leva ainda mais beleza à Ilha do Mel. Os fins de semana do mês de agosto são recheados de música boa, gastronomia, diversão e praia, com uma programação única e gratuita.
  • FESTA DA TAINHA
    O evento acontece normalmente em julho e vai muito além de apresentar apenas a excelente especialidade gastronômica da Ilha, a tainha. É uma festa que conta com shows musicais e que oferece muita diversão e lazer.

■ PONTOS TURÍSTICOS

#1 Comunidade de Nova Brasília ou Brasília
Nova Brasília é o ponto de desembarque de passageiros que dirigem-se à parte norte da Ilha. Com relação à população local, concentra um grande número de nativos. No local existe um campo de futebol, mercearias, igrejas, bares, pousadas e restaurantes.

# 2 Comunidade do Farol
A localidade do Farol caracteriza-se por ter boa infraestrutura turística, com muitos bares, pousadas e restaurantes. Grande parte destes estabelecimentos não pertence aos nativos. O Farol das Conchas, ponto de visitação turística, fica entre a praia chamada Paralelas e a Praia de Fora (ou das Conchas). No Farol situa-se o núcleo administrativo da Ilha, composto pelo escritório do IAP, centro de recepção e orientação ao turista, praça de animação, posto de saúde e um dos postos do Batalhão da Polícia Florestal, além de posto telefônico, posto da Companhia Paranaense de Energia Elétrica e escritório da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá. Ao sul da praia do Farol esta localizada a Praia Grande, localidade abrangida pelo perímetro da Área Especial.

# 3 Comunidade da Fortaleza
A Fortaleza é uma localidade onde a maior parte das casas pertence a veranistas, sendo de uso temporário. É um dos locais mais tranqüilos da Ilha, pois o movimento restringe-se a algumas pousadas e ao Hotel, localizado ao Sul da Fortaleza de Nossa Sra. dos Prazeres. O povoado é o menor da Ilha, porém recebe um grande número de turistas durante o dia (principalmente em época de verão), que visitam a Fortaleza. É onde situa-se o Morro da Baleia, única elevação em meio à grande planície que constitui a parte norte da Ilha do Mel.

# 4 Comunidade de Ponta Oeste
O povoado da Ponta Oeste, que chegou a ser o maior da Ilha do Mel há cerca de 15 anos atrás, abriga atualmente doze famílias que utilizam esporadicamente o local como ponto de pesca. A partir de 1980 os moradores da Ponta Oeste foram gradualmente abandonando a região. A maioria transferiu residência para Paranaguá ou para outros povoados da Ilha (principalmente Nova Brasília).

# 5 Comunidade das Encantadas ou Prainhas
O povoado de Encantadas ou Prainhas, localizado na parte sul da Ilha, conta com um trapiche de 80 m para a aportagem de barcos.Nesta comunidade a população da Ilha encontra-se mais concentrada, devido ao grande número de moradores e o pequeno espaço disponível. Conta com bares, restaurantes, pousadas e campings.

# 6 Gruta das Encantadas
Fica situada na parte sul da Ilha e é um dos patrimônios naturais mais importantes da Ilha do Mel. No meio da Gruta, há uma rocha negra que corta o migmatito. Trata-se de um dique de diabásio. A Gruta se formou pela ação do mar sobre o diabásio, que é menos resistente que o migmatito. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.

# 7 Istmo
Localizado em Nova Brasília, o Istmo ou Passa-Passa, é a parte mais estreita da Ilha do Mel e sofre um processo de erosão. A largura hoje chega à 30 metros e somente nas grandes ressacas do mar, a água chega a atravessar.

# 8 Morro das Baleias
No Morro das Baleias está localizado um labirinto de canhões e um mirante, de onde se pode deslumbrar um dos mais belos visuais cênicos da Serra do Mar.

# 9 Farol das Conchas
Construído em 1872, no topo do Morro das Conchas, o local pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. O Farol, feito de ferro fundido, com uma altura de 18 metros, vindo de Glasgow na Escócia, funciona desde 1º de abril de 1872. Localizado no alto do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da Ilha do Mel, da mesma forma que lá de cima se pode observar quase toda a Ilha do Mel e região. Uma escada com quase 150 degraus leva até o alto do morro.

# 10 Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres
Edificada entre 1767 e 1769 para proteger a Baía de Paranaguá, a fortaleza fica de frente para o mar, na Praia da Fortaleza. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ela guarda muita história.

# 11 Gruta das Encantadas
Localizada na parte sul da ilha, a gruta é um patrimônio natural formado por uma fenda no paredão rochoso que se abriu devido à ação do mar. Para facilitar o acesso ao local, há uma passarela que leva o visitante até a entrada da gruta.

■ COMO CHEGAR

De Barco:
O acesso à Ilha do Mel é feito por barcos que saem das cidades de Paranaguá e Pontal do Paraná.

■ MAPA DA REGIÃO