Home / Cidades do Brasil / Ibiporã
Foto: Prefeitura de Ibiporã

Ibiporã

Ibiporã, ou “Terra Bonita” em tupi, está localizada no Norte do Paraná, a 410 quilômetros de Curitiba. O município, com 52.330 habitantes, se destaca pela qualidade de vida proporcionada aos cidadãos e seu intenso trabalho cultural.

A vocação de Ibiporã para as artes e cultura é reconhecida nacionalmente. Desde o final da década de 1940, com a chegada do padre italiano José Zanelli, que promovia cinema, teatro e música, despertou muitos jovens para as artes. Como resultado dessa veia artística, o município revelou muitos talentos para o teatro e artes plásticas e, em 1990, foi construída a Escola Municipal de Ballet, que até hoje orgulha a cidade e já ganhou premiações no exterior.

  • CINE TEATRO PADRE JOSÉ ZANELLI
    Principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela prefeitura. Desde 1988, o local é palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos da cidade. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes, o Cine Teatro Padre José Zanelli dispõe também de cinema, o qual possui a tecnologia moderna em 3D.
  • TURISMO RELIGIOSO
    Valorizando a história local, o turismo rural e as tradições religiosas, Ibiporã desenvolveu o “Circuito das Capelas”, um passeio histórico pelas 24 capelas do município. Há também o “Circuito das Igrejas Evangélicas Históricas”.
  • ROTA DO CAFÉ
    A rota resgata a tradição e a cultura cafeeira do Estado. É uma aventura que proporciona aos visitantes a oportunidade única e envolvente de volta às origens, conhecimento da história e vivência dos atrativos naturais e culturais do norte do Paraná. É possível também agradar ao paladar provando os quitutes e o fruto que dá nome à rota.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Paróquia Nossa Senhora da Paz
Construída na década de 1950, no auge da economia cafeeira que marcou o Norte do Paraná, a Igreja Matriz (Paróquia Nossa Senhora da Paz) desperta a atenção dos visitantes. Com vitrais vindos da Itália, a igreja é ornamentada com afrescos, esculturas, colunas e detalhes do artista plástico Henrique de Aragão, que faleceu em 2015.

# 2 Museu de Esculturas ao Ar Livre
Em 1989 nasceu o “Museu de Esculturas ao Ar Livre” de Ibiporã, um corredor de obras públicas – a maior parte delas de Henrique de Aragão -, espalhadas pelas praças, ruas e espaços públicos da cidade.

# 3 Casa de Artes e Ofícios Paulo VI
Inaugurada em 1969, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI era um antigo barracão da prefeitura e, foi doado para o artista plástico, Henrique de Aragão, para desenvolver a cultura na cidade. O local abriga diversas esculturas e pinturas do artista, além de artefatos pessoais e profissionais de sua trajetória.

# 4 Museu do Café de Ibiporã
Marco da chegada dos pioneiros, a estação ferroviária se transformou no Museu do Café de Ibiporã, espaço de memória e parada obrigatória dos turistas. O local possui palco de eventos, exposições e sessões de fotos. Na cozinha temática do museu será desenvolvido o projeto “Cozinha do Pioneiro”, que identificará os valores e sabores do município.

■ EVENTOS

# 1 Festa Junina Municipal
Há eventos tradicionais que acontecem anualmente na cidade. A Festa Junina Municipal é a maior festa produzida, que reúne milhares de pessoas. Em dezembro, a cidade se veste de enfeites, cores e luzes. São 16 noites de encanto, com cantatas, corais, projeção de imagens na Igreja Matriz e presépio vivo.

Tradição de Ibiporã há quatro décadas, a Festa Junina Municipal é realizada na Praça Pio XII em frente à Igreja Matriz. É considerada a maior festa da cidade, que acontece durante 10 dias. São oferecidas oficinas de viola, peças teatrais, artesanato, painéis reproduzindo os elementos da cultura caipira, além da dança e os ritmos próprios que embalam o homem da roça.

# 2 Festival de Dança
Todo ano o município sedia o Festival de Dança, que reúne em média 300 bailarinos de vários estados. Já o Festibi (Festival de Teatro de Ibiporã), que já está na 15ª edição, traz para o Norte do Paraná espetáculos do país inteiro.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Pela BR-369 você pode chegar até Ibiporã. O município está a 14 km de Londrina.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO