Foto: Prefeitura de Faxinal

Faxinal

Capital do Tomate de Estufa, Faxinal tem economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de milho, soja e trigo. Mas a atividade turística cresce a olhos vistos e já traz fama ao município. Não é difícil entender o porquê. Líder em turismo rural e de aventura do Vale do Ivaí, a cidade possuí 108 cachoeiras com mais de cinco metros de altura catalogadas. A maior delas, a Véu de Noiva, chega a impressionantes 156 metros! Além de toda essa beleza natural, há um calendário com 12 eventos turísticos, atraindo em média 200 mil turistas por ano.

O número expressivo faz a cidade planejar investimentos para o setor. Além da futura construção de mais cinco empreendimentos hoteleiros rurais, está prevista a criação de uma rota de turismo religioso, a exemplo dos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha, que inclui o município. Até o nome de Faxinal será tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná.

Assim, promissora, a cidade de 16,3 mil habitantes ostenta beleza natural e temperaturas agradáveis (a média anual é de 19 graus) à espera dos visitantes. Faxinal tem 108 cachoeiras rodeadas de belos espécimes de fauna e flora. Além de longos e refrescantes banhos, algumas delas oferecem rapel e tirolesa. É o caso do Canyon do Cruzeiro, onde se encontram 22 cachoeiras, como: “A Escadaria do Céu”, “Bica Chuveirão”, “Mina Coração”, “Concha Acústica”, “Trilha Molhada”, e a “Serra do Arreio”.

A cidade foi um dos locais por onde passou o Monge João Maria de Jesus, curandeiro que peregrinava pela Região Sul do Brasil, nos séculos XIX e XX. Por isso, a memória do líder religioso é cultuada no município, onde uma caminhada de fé que leva o nome do Monge é realizada.

  • CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA
    Faxinal tem o CAT (Centro de Atendimento ao Turista), que oferece o contato de comissões de bikers, jipeiros e cavaleiros para prestação de serviço especializada. Além disso, o local realiza um trabalho de conscientização para a preservação de trilhas e da natureza.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Infantil
Na praça central da cidade, fica o terceiro maior parque infantil do Paraná, que atrai muitos visitantes de outras cidades.

# 2 Hotel-Fazenda Luar de Agosto
Rodeado de natureza por todos os lados, esse lugar tem uma cachoeira de 125 metros de altura, piscina e um toboágua de 100 metros. Pra garantir uma dose a mais de adrenalina, dá pra praticar arvorismo, tirolesa e rapel. Se quiser um programa mais tranquilo (ou não), tem trilhas para caminhada. Entre as opções de hospedagem estão o conforto de apartamentos, o charme dos chalés e a rusticidade da área de camping. O banho de argila é uma atração das mais interessantes.

# 3 Balneário Raio de Sol
Quem se hospeda nos hotéis, chalés ou no camping pode desfrutar de piscina com toboágua e de uma cachoeira de 5 metros de altura. Também há quiosques e deliciosos pratos típicos.

# 4 Recanto das Palmeiras
O Recanto das Palmeiras é uma ótima opção para quem gosta de tomar banho de piscina. Um toboágua natural de 80 metros proporciona uma experiência ao mesmo tempo divertida e radical. Nos momentos de descanso, é possível provar o melhor da culinária local.

# 5 Estância Império Pura Pedra
Com uma vista privilegiada para os 125 metros da Cachoeira São Pedro, o lugar oferece área de camping, piscina, quiosques e comida típica.

# 6 Sítio Santo Antônio
Só o café da manhã, que é delicioso, já seria suficiente para visitar o Sítio Santo Antônio, mas uma cachoeira de 48 metros de altura ajuda a tornar o lugar ainda mais irresistível. A infraestrutura conta com camping e comida típica.

■ EVENTOS

O calendário de eventos turísticos locais conta com 12 atrações! São quatro caminhadas, duas pedaladas, uma trilha de motos e outra de jipeiros, cavalgada, corrida de aventura, exposição de carros antigos e a Fase Paranaense de Motocross. Sem falar nas festas, que são quatro: da Cidade, do Padroeiro São Sebastião, dos Ucranianos, e a Festa da Igreja Mãe Maria da Unidade.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A 330 quilômetros de Curitiba, o município pode ser acessado pelas rodovias BR-272, que é pedagiada, e PR-461. Uma estação rodoviária recebe linhas regulares de ônibus. Também é possível desembarcar de avião em aeroportos de duas cidades vizinhas – Londrina e Maringá, que ficam a cerca de 100 quilômetros.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO