Home / Cidades do Brasil / Dois Vizinhos
Foto: Prefeitura de Dois Vizinhos

Dois Vizinhos

Dois Vizinhos é considerada uma das 15 melhores cidades para se viver no Paraná. Contribuem para esse status, principalmente, os setores da indústria e da educação. Considerada a Capital Nacional do Frango, o município de mais de 40 mil habitantes, conta com o maior abate de frangos da América Latina e é sede da maior indústria do Sudoeste do Paraná, uma grande empresa do segmento da alimentação.

Além de gerar um dos maiores índices per capita do interior do estado, a força econômica também atrai para o município importantes instituições de ensino superior, públicas e privadas, de renome estadual e nacional.

Mas, quem são os dois vizinhos que dão nome à cidade? Nos primórdios, o local em que hoje é a sede municipal, eram dois moradores que tinham suas casas próximas ao rio, uma em cada margem. Por conta disso, o rio passou a se chamar Dois Vizinhos, nome que, mais tarde, se estendeu ao município.

Seja para contemplar ou se exercitar, a cidade conta com belos espaços naturais, com destaque para os lagos. De espaços simples a áreas com boa infraestrutura, as praças são importantes pontos de encontro e lazer de Dois Vizinhos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Lago Dourado
Bela e ampla área de lazer, o Lago Dourado vai muito além da água. No espaço, encontra-se pista para caminhada e corrida, e equipamentos para outras atividades físicas. A criançada ainda pode gastar energia num parquinho muito divertido. Para recarregar as baterias, que tal um delicioso piquenique em família? O local tem uma área especial para isso.

# 2 Praça da Amizade
Um dos lugares mais visitados da cidade, a Praça da Amizade, mais conhecida como Praça do Pedágio, é famosa pelos lanches, porções e chopes que são servidos no local.

■ EVENTOS

Conhecida por realizar o melhor carnaval da região, Dois Vizinhos também se destaca por outra festa: a Expovizinhos. A cada dois anos, o evento atrai milhares de visitantes ao belo parque de exposições da cidade, onde acontecem shows de nomes consagrados da música brasileira.

# 1 TREZENA E QUERMESSE DE SANTO ANTÔNIO
Tradicional no município, a Trezena e Quermesse de Santo Antônio acontece todos os anos, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua. São 13 noites de reflexão e oração por meio de celebrações eucarísticas. No dia em homenagem ao Santo, 13 de junho, é realizada uma grande festa de encerramento do evento.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
É possível chegar ao município pela PR-281. O aeroporto mais próximo fica em Pato Branco, a 80 km. A distância até Curitiba é de 470 km.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO