Home / Cidades do Brasil / Coronel Vivida
Foto: Prefeitura de Coronel Vivida

Coronel Vivida

No Sudoeste do estado do Paraná está Coronel Vivida, município que retira suas riquezas quase essencialmente da agricultura e, possui diversos atrativos voltadas ao ecoturismo.

Há trilhas, cachoeiras e a Cratera de Impacto de Vista Alegre, que recebe turistas de todo o país. Seja apenas para conhecer ou para estudos científicos, a cratera é uma das únicas do mundo que é formada por rocha basáltica. Tem 9,5 km de diâmetro e, segundo estudos, pode ter cerca de 130 milhões de anos.

Um pacato vilarejo deu lugar ao município de hoje, que antes pertencia ao município de Mangueirinha. O desmembramento aconteceu em 1954. Com população de 21 mil habitantes, segundo o IBGE, Coronel Vivida sempre foi bem receptiva com os turistas que a visitam.

  • CACHOEIRAS
    Além de trilhas entre as matas nativas, Coronel Vivida possui 25 cachoeiras que podem ser visitadas. São lugares mágicos e de natureza exuberante.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Reserva Indígena de Mangueirinha
Área composta pelos municípios Chopinzinho, Coronel Vivida e Mangueirinha, onde está localizada uma das maiores reservas de araucária do mundo. A Reserva Indígena de Mangueirinha conta com cerca de 1800 índios, das tribos Guarani e Kaingang. No mês de abril de cada ano acontece a Semana da Cultura Indígena, onde oferecem pratos típicos, trilhas com surpresas, apresentações culturais e muito mais.

# 2 Cratera de Impacto de Vista Alegre
Localizado a 10 km do Centro da cidade, a cratera é de extrema importância, no ponto de vista turístico, científico e natural. Com 9.5 km de diâmetro, o local ainda conta com mirante e bosque para visitação e estudos. Ciclistas do município criaram o “Desafio da Cratera” para exploração da região.

■ EVENTOS

# 1 Festival Gastronômico Sede do Sabor
Durante as comemorações do aniversário de Coronel Vivida, no mês de dezembro de cada ano, o Festival Gastronômico Sede do Sabor reúne um público aproximado de 3 mil pessoas, oferecendo no mínimo 75 pratos da culinária tradicional do Sul do Brasil.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Localizada a 400 km de Curitiba, a cidade faz divisa com Pato Branco, Chopinzinho, Itapejara D’oeste, Honório Serpa e Mangueirinha. Os acessos são pelas rodovias BR-373 e BR-158.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO