Home / Cidades do Brasil / Cornélio Procópio
Foto: Prefeitura de Cornélio Procópio

Cornélio Procópio

O coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho, personalidade de destaque no Império, dá nome à cidade. O militar foi patrono da Estação do então “KM 125”, marco da expansão da região. A construção da ferrovia está ligada à colonização, surgimento e desenvolvimento do município. A partir daí chegaram os aventureiros e trabalhadores ingleses e portugueses, além dos pioneiros paulistas e mineiros, principalmente. Em janeiro de 1938, a comissão formada por personalidades moradoras no KM 125 criou a cidade de Cornélio Procópio.

A população é estimada em 47.847 habitantes, o município é importante centro estudantil, agropecuário, comercial, industrial, com a maior arrecadação de ICMS de toda a região. Além do comércio, o campo, a produção de grãos e beneficiamento de produtos, o potencial é percebido também no segmento de eventos, negócios, lazer e entretenimento.

No Calçadão Francisco Reghin, além de ter comércio ativo, é possível fazer compras e também é um espaço de lazer para observação do movimento da cidade.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Monumento Cristo Rei
Construído em 1958, o monumento é a maior estátua sacra de bronze da América Latina, com quase 24 metros de altura. Instalado no ponto mais alto da cidade, proporciona uma bela vista panorâmica com árvores, pista de skate, parque infantil e lanchonetes à sua volta. Possibilita momentos de lazer aos moradores e turistas.

# 2 Museu Histórico de Cornélio Procópio
Inaugurado em junho de 2000, o espaço está localizado no Edifício Histórico (Casa de Cultura Nair Mariucci Azzolini). Acervo cultural com objetos, instrumentos, móveis, roupas dos pioneiros mostra a história do município e a colonização. Também tem a réplica, em tamanho natural, do primeiro estabelecimento comercial, além de cenários, maquetes e fotos das primeiras décadas da cidade.

# 3 Museu de História Natural Mozart de Oliveira Vallim
Aberto desde setembro 2002, o museu está instalado na antiga Estação Ferroviária KM 125. O acervo reúne cerca de 1.500 animais taxidermizados expostos em seu habitat natural, além de peças de arqueologia,antropologia indígena, paleontologia, geologia e entomologia. É um dos mais importantes atrativos turísticos do município e um dos maiores acervos da América do Sul. O acervo é do odontólogo, biólogo, taxidermista e professor João Aparecido Galdino.

# 4 Lago São Luiz
Local onde moradores tiram o dia para relaxar em pescarias. É conhecido por ser palco do Festival Regional de Pesca Esportiva. Alguns levam os filhos para se divertirem em contato com a natureza.

# 5 Parque Estadual Mata São Francisco
O Parque Estadual Mata São Francisco foi criado em 1994. O espaço tem área de preservação ambiental com 832,57 hectares, formado pela Mata Atlântica. Localizado a 4 km do centro da cidade, o parque tem trilha, pontes, lanchonete, sanitários, e o Portal, que é a casa dos atendentes. Há também o Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida, criado em 1967 e fazia parte da Mata Atlântica da região Norte do Paraná. O espaço tem infraestrutura para passeios, lazer, atividades físicas e estudos da fauna e flora.

# 6 Catedral Cristo Rei
A construção da Catedral “Cristo Rei”, com 600m2, iniciou-se no dia 31 de outubro de 1943 e foi concluído em maio de 1948. Com arquitetura em estilo românico, seu projeto foi elaborado em forma de cruz romana, com uma nave central e duas naves laterais.

Na nave principal encontra-se a belíssima imagem de “Cristo Rei”, esculpida em madeira poli cromada com detalhes em ouro, as imagens de “São Vicente Palotti”, “Santa Terezinha do Menino Jesus”, “São Judas Tadeu”, “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” e a imagem do “Imaculado Coração de Maria” que veio de Portugal no dia 8 de dezembro de 1978. Cenas da Via Sacra estão reproduzidas em 14 quadros executados em mosaicos bizantinos, contrastando com os vitrais coloridos das janelas.

Um dos objetivos de destaque é o Ostensório, todo banhado a ouro, trazido da Alemanha.
Nas naves laterais encontram-se duas capelas, feitas em 1966, onde estão executados em mosaicos bizantinos cenas da aparição de Nossa Senhora de Fátima e cenas da aparição do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria.

# 7 Bosque Municipal e ECONCENTRO
O Bosque Municipal “Manoel Júlio de Almeida” criado em 1967, fazia parte da Mata Estacional Semidecidual que ocupava toda a região Norte do Paraná. Com área de 9,8 ha de mata preservada, está localizado no perímetro urbano de Cornélio Procópio.

A floresta apresenta altura média de aproximadamente 25m, havendo árvores emergentes que atingem em torno de 35m. Um estudo revelou a presença de 70 espécies arbóreas (pertencentes a 35 famílias botânicas). As espécies mais características são o pau d’álho, sangueiro, peroba, pau-jacaré, canela, imbuia, tapiá, guaritá, canjerana, coração de negro, cedro, figueira, marfim e epífitas (bromélias e orquídeas).

Dentro das espécies da fauna podemos encontrar o jacuguaçu, gavião civil, maracanã, caxinguelê, murucututu, beija-flor-rabo-tesoura, cobras e lagartos. O Bosque é um instrumento de educação para que a preservação e manutenção da vida sejam realizadas dentro dos princípios conservacionistas.

Em 1995, foi criado o ECOCENTRO, onde o Grupo Ecológico “Vida Verde” desenvolve atividades de educação Ambiental (passeios, artesanato, palestras, teatros, cursos, exposições e seminários). No interior do ECOCENTRO, vitrines de aprendizado dividem espaço com árvores nativas. Possui infra estrutura para passeios, lazer, exercícios físicos, distração ou estudos de fauna e flora.

■ EVENTOS

# 1 Feira da Lua
Na Praça Botafogo, toda terça-feira, a partir das 18h, tem a Feira da Lua, reunindo as famílias. No local, são montadas barracas com produtos artesanais, presentes, além de música ao vivo, praça de alimentação e brinquedos.

# 2 Carnaval de Rua
O Carnaval de Rua de Cornélio Procópio é o melhor da região. A folia é marcada por trio elétrico, bandas e blocos que desfilam na Avenida XV de Novembro.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Apesar de não ter aeroporto, o de Londrina fica a 67 quilômetros, seguindo pela BR-369. Porém, a viagem de carro para Curitiba demora cerca de 5 horas.

De Ônibus:
Viação Garcia
Site: (www.viacaogarcia.com.br)

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO