Sec. Mun. de Turismo/Divulgação

Colombo

Colombo é a maior colônia italiana do Paraná, a cidade tem a agricultura como maior economia. Quem visita a cidade de 235 mil habitantes, que fica na Região Metropolitana, viaja no tempo e volta ao fim do século XIX, quando imigrantes partiram do Norte da Itália rumo ao Paraná. Museus e construções centenárias retratam essa trajetória por meio de objetos, imagens e traços arquitetônicos que traduzem a cultura e o modo de vida do pioneiro europeu.

Lugar de natureza generosa, Colombo também proporciona passeios por belas paisagens naturais. Grutas, vinícolas e lagos, que estão entre os roteiros preferidos pelos visitantes. Mas não precisa ficar só na contemplação. Uma iniciativa de turismo pedagógico possibilita experimentar na prática o dia-dia das propriedades rurais. Depois do trabalho na terra, vem a recompensa: cafés coloniais, pratos típicos e delícias feitas à base de frutas, legumes e verduras, lembrando, da melhor forma, que a Itália também é terra de comida boa.

De maioria católica, os imigrantes italianos deixaram um legado de fé no município. Essa religiosidade manifesta-se em belas obras arquitetônicas, como Igreja São Pedro – Nossa Senhora do Caravágio e a Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que é uma réplica de uma igreja do Norte italiano. Esculpido pela natureza, o Morro da Cruz é palco de celebrações religiosas a 1200 metros de altitude.

Lugar onde a colonização italiana é forte, Colombo tem muita história pra contar. Cada capítulo dessa narrativa está representado em espaços de arte, cultura e memória, como a Casa da Cultura, a Casa da Memória da Venerável Irmã Farani, os memoriais Ítalo-Polonês e do Imigrante Italiano, e o Museu Municipal.

 

  • CURTIR A NATUREZA
    Conhecer belas formações geológicas dentro de uma caverna, pescar e se divertir nos pesque-pagues, provar saborosos vinhos na bela paisagem de uma vinícula, ou ainda fazer um passeio pelas propriedades rurais do município. São muitas as opções para quem quer curtir a natureza e conhecer as belezas locais.

 

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Municipal da Uva
Conhecido por ser palco da Festa da Uva, o Parque Municipal da Uva é uma ótima opção de lazer. O espaço oferece trilha, local para caminhada, tanque para pesca e playground. Lanchonete e churrasqueiras garantem deliciosas refeições. E para o conforto dos visitantes, tem banheiro, estacionamento e acessibilidade para pessoas com deficiência.

# 2 Parque Municipal Gruta Bacaetava
Patrimônio espeleológico mais próximo de Curitiba, o Parque Municipal Gruta Bacaetava é um local de fácil acesso, onde é possível visitar uma caverna de 200 metros de extensão. No interior dela, estão diferentes espeleotemas, como estalactites, estalagmites e travertinos.

# 3 Memorial do Imigrante Italiano
Representação da imigração italiana em Colombo, a Casa Eugênio Mottin é um lugar de memórias. Na construção de 1922, localizada no Parque Municipal da Uva, os visitantes encontram detalhes e objetos que retratam o cotidiano dos primeiros imigrantes italianos que chegaram ao município.

# 4 Museu Municipal Cristóforo Colombo
Conhecido como o museu do colombense, o Museu Municipal Cristóforo Colombo (nome de Cristóvão Colombo em italiano) guarda o acervo da cidade, desde os tempos indígenas até hoje. A construção é uma réplica da Societá Italiana di Mutuo Soccorso Cristóforo Colombo, onde eram realizadas aulas em italiano e consultas médicas. O local também servia como ponto de encontro dos primeiros imigrantes italianos.

# 5 Igreja São Pedro – Nossa Senhora do Caravágio
Centenária, a Igreja São Pedro mantém a mesma arquitetura desde 1931. O templo recebe a maior procissão religiosa do município em homenagem à Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira dos imigrantes italianos. Realizado sempre em 26 de maio, o evento reúne cerca de 7 mil fiéis.

# 6 Morro da Cruz
Ponto mais alto de Colombo, com 1200 metros de altitude, o Morro da Cruz proporciona uma belíssima visão da cidade. Em 31 de dezembro de 1900, celebrou-se, no local, uma missão em agradecimento ao início do século XX. Uma celebração comemorativa é realizada todo ano, na mesma data.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
As principais vias de acesso a Colombo são as rodovias BR-116, BR-476 e PR-417, a Rodovia da Uva, que liga o município à Capital. A distância até Curitiba é de 17,3 km. Até o Aeroporto Internacional Afonso Pena, são 34 km.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO