Home / Cidades do Brasil / Chopinzinho
Foto: Prefeitura de Chopinzinho

Chopinzinho

Chopinzinho é uma cidade localizada na região Sudoeste do Paraná, a 400 km de Curitiba. A origem do nome do município vem do Rio Chopim, que por sua vez, vem do pássaro chupim (espécie que, na região, era abundante na época).

Na metade do século 19, a cidade fez parte da colônia militar criada por ordem de dom Pedro II para defender as terras brasileiras. Atualmente, a economia do município é baseada na agropecuária, sendo também um dos maiores produtores de leite da região.

Chopinzinho tem a maior reserva natural de araucárias do mundo e a primeira lavra garimpeira do Paraná. A grande extensão territorial conta com mais de 2.000 km de estradas rurais, que levam às mais diversas riquezas chopinzinhenses.

TRILHAS E ALAGADO
Para quem aprecia turismo e diversão na natureza, Chopinzinho apresenta diversas trilhas na maior Reserva Natural de Araucárias e, uma delas leva a um grande pinheiro. Além disso, tem as trilhas em propriedades rurais que levam a cachoeiras e paisagens lindas para apreciar o pôr do sol. Outra opção é apreciar o cenário deixado pelo alagado que contorna parte do município.
Icone Folclore Dança

FESTAS
Realizada há mais de 60 anos, o município é conhecido na região por realizar uma das maiores festas do Colono e Motorista, no dia 25 de julho, na Comunidade do Bugre Alto. Antes do sol nascer, os convidados podem saborear delicioso café colonial, com todos os ingredientes da gastronomia alemã. Em seguida, acompanhar apresentações culturais com grande churrascada ao meio-dia.

Para quem gosta de adrenalina, mas não abre mão de belas paisagens, o cicloturismo é a opção. A cidade também sedia etapas de Montain Bike.

 

  • PÁSCOA DA ALEGRIA
    Uma das principais atrações durante o ano é a Páscoa da Alegria. O maior evento do Sudoeste integra a decoração da praça e o envolvimento de várias pessoas com as oficinas. Um item que desperta atenção de quem passa pelo local é a Roda Gigante de Coelhos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Vinícola Scolaro
Sentir o cheirinho das frutas no pomar da família Scolaro não tem preço. É lembrar da casa da “nona”. Degustar delicioso vinho produzido com as uvas selecionadas na propriedade é um privilégio. A paisagem é maravilhosa.

# 2 Pesqueiro Nossa senhora Aparecida
Sabe aquele lugar gostoso para passar o fim de semana? Ou para deixar o estresse bem longe? O turista encontra aqui. Além dos tanques com várias espécies de peixes é possível pescar e se deliciar com o peixe frito na hora. Depois disso, os visitantes são convidados a conhecer os trabalhos com móveis rústicos que compõem o cenário da propriedade.

# 3 Mate Herbal Orgânico
Um mate já é bom, agora imagine se for orgânico. Aqui é possível observar todo o cuidado com a erva mate selecionada. O turista pode acompanhar o processo de cultivo e ter acesso aos produtos orgânicos produzidos na propriedade.

# 4 Reserva Indígena
Uma experiência única, na terra dos povos Kaingangue e Guarani, onde é possível fazer trilhas, conhecer a cultura agrícola, culinária e os demais costumes das etnias. No local também está a maior reserva natural de araucárias do mundo, onde você encontra o imponente “Pinheirão”.

# 5 Sítio São Bento
O Sítio São Bento oferece café rural, com mais de nove tipos de queijos. O lugar perfeito para sentar e apreciar a natureza.

# 6 Recanto do Sossego
O local é um cenário privilegiado no meio rural, com enormes áreas verdes, trilhas, camping, contato direto com a natureza, espaços embelezados e com visão privilegiada aos morros e plantações dos arredores do município. O Recanto do Sossego também apresenta ainda uma mostra do dia a dia no campo com ferramentas e áreas de produção.

# 7 Recanto dos Sabores
Um apelo familiar fez nascer uma marca e a agroindústria Sabores do Meu Recanto, que transporta a cor, o cheiro e o sabor do morango produzido na propriedade sem o uso de agrotóxico. Há a comercialização de doces, morango “in natura”, pão, bolacha caseira e cucas.

# 8 Recanto das Pedras
O recanto é mais uma opção de lazer e está numa grande área verde, próximo ao alagado da Usina de Salto Santiago. Além do belo percurso para chegar à propriedade, há o rio perene de água limpa, para se divertir e brincar de boia, fazer trilha na mata e de lá do alto do morro ver um pôr do sol inesquecível. Há possibilidade de acampar na beira do rio em espaço de quiosques.

# 9 Iguaçu Bananas
O percurso da cidade até a Comunidade de Linha Iguaçu é de uma beleza extraordinária. Têm vales, colinas, paisagem ímpar com as primeiras amostras do Lago da Usina de Salto Santiago. A surpresa na chegada à agroindústria é a vasta plantação de bananas de um lado da estrada e ao fundo o “alagado”. A agroindústria produz banana chips (doce e salgada), banana-passa, farinha de banana, doce de banana e bala de banana.

# 10 Paraíso das Plantas
O local conta com uma coleção de plantas, que compõem o pequeno bosque de árvores de diferentes lugares do mundo, cada uma com história diferente.

# 11 Parque do Lago
O Parque do Lago é lugar único e convidativo para passar momentos de lazer com a família e amigos. O ambiente mistura natureza com espaços para a prática de esporte.​​​​

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Chopinzinho é contemplado com três pontos de acesso: as rodovias PR-281, BR-373 e BR-158. O aeroporto mais próximo fica a 54 km, em Pato Branco. Outro acesso à cidade é por Porto Barreiro, pela PR-565, cuja travessia é por balsa.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO