Home / Cidades do Brasil / Catanduvas
Foto: Prefeitura de Catanduvas

Catanduvas

Catanduvas é essencialmente agropecuária e rica em belezas naturais, Catanduvas, à primeira vista, pode parecer apenas uma cidade do interior que faz da natureza fonte de economia e cartão-postal. No entanto, o município de 10.202 habitantes, que fica no Oeste do Paraná, revela outra grande faceta: a importância histórica.

Por ser um dos poucos municípios brasileiros a ter um telégrafo, Catanduvas foi escolhida como uma espécie de quartel-general por cerca de 400 revoltosos da Revolução de 1924. Em virtude disso, a cidade serviu de palco para batalhas do conflito, que visava derrubar Arthur Bernardes da Presidência da República.

As marcas dessa época, que praticamente apresentou o Oeste paranaense ao restante do país, seguem vivas e são lembradas de forma permanente em lugares que se tornaram pontos turísticos. É uma verdadeira viagem no tempo que merece ser feita.

  • CACHOEIRAS
    As cachoeiras naturais do rio Adelaide estão entre os pontos de visitação mais bonitos de Catanduvas e garantem uma dose de natureza à cidade que respira história.

O calendário local é marcado por festas de janeiro a dezembro. De aniversário a rodeio, tem eventos variados para todo tipo de público. O município tem festas o ano inteiro para todos os gostos. Em janeiro, acontece o Rodeio interestadual; em julho, comemora-se o aniversário da cidade. A festa do padroeiro, São Sebastião, é em novembro e, no fim do ano, tem os festivais municipal e regional de arte.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Memorial da Revolução de 1924
Inaugurado em 2013, o Memorial da Revolução de 1924 conta as histórias das batalhas ocorridas no município durante o conflito que pretendia tirar Arthur Bernardes da Presidência da República. Objetos, armas inutilizadas, munição e fotografias da época fazem parte do acervo museológico.

# 2 Cemitérios da Revolução de 1924
Dois cemitérios guardam os restos mortais de alguns soldados mortos em combate na Revolução de 1924. Eles estão localizados nas comunidades de Roncador (foto) e Tormentinha, misturam religiosidade com valor histórico.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A 476 km de Curitiba, Catanduvas é cortada pela BR-277 e conta com linha regular de transporte rodoviário. O aeroporto mais próximo fica a 50 km, em Cascavel.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO