Home / Cidades do Brasil / Carlópolis

Carlópolis

Foto: Prefeitura de Carlópolis

Carlópolis é um exemplo desse tipo de povoamento, em busca de ouro e pedras preciosas, paulistas de São Vicente e Cananeia lançaram às margens dos rios Itararé, Paranapanema e de outros cursos de água, os fundamentos de povoados que se transformaram em centros urbanos.

O município fica às margens da Represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, a 369 km de Curitiba, com área inundada de aproximadamente 116 km², fazendo limite com São Paulo.

A localização geográfica tem alguns fatores fundamentais para garantir o desenvolvimento diferenciado em relação à Carlópolis. Dentre eles, a beleza da paisagem, proporcionada pela represa, que aliada ao clima, exerce forte atração na região. O município recebe milhares de turistas e pescadores, devido à grande quantidade e diversidade de espécies na represa.

Com a intervenção do homem no Rio Itararé, na divisa de São Paulo com o Paraná, foi criada um mega reservatório de água, para geração de energia elétrica. A inundação da área com quase 60 mil hectares, o equivalente à Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, também criou um “mar de água doce”. Boas notícias para quem mora na região e podem desfrutar do recanto ainda pouco explorado. O local é ideal para camping, pesca e esportes náuticos.

Turistas e moradores de Carlópolis usam a Ilha do Ponciano para aeromodelismo, camping, pesca e praia. Além da Frutfest, ali acontece o Torneio de Pesca Esportiva. Prefeitura e governo federal têm parceria para desenvolver o turismo no entorno da Represa Chavantes.

  • ILHA DO PONCIANO
    A Ilha 13 ou Ilha do Ponciano, como é popularmente conhecida, fica a 300 metros da área urbana. A entrada é pela PR-218 sentido Fartura (SP). A maior arena de rodeios do Paraná, o Clube Tubarão da Ilha, está lá. O local abriga ainda o Centro de Convenções Multiuso, heliponto, a Gruta Nossa Senhora dos Navegantes e o pórtico, onde funciona a Secretaria Municipal de Turismo.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Ponte Prefeito Benedito Garcia Ribeiro
O local está a 11 km do centro da cidade, na PR-218. A Ponte Interestadual que liga o Paraná a São Paulo é um ícone da cidade e a terceira maior do Brasil, com 1,5 km de extensão.

# 2 Gruta
A Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes foi construída em homenagem à santa padroeira das navegações. Está localizada nafic na Ilha do Ponciano, com a frente voltada para Carlópolis.

# 3 Clube Vale dos Sonhos
O clube foi projetado com o aproveitamento do manancial da Represa Hidrelétrica de Chavantes. O local conta com piscinas, chalés, toboágua, praia artificial, área de pesca, lanchonete, restaurante, espaço para práticas esportivas.

■ EVENTOS

# 1 Frutfest
A Frutfest, festa que celebra o plantio e colheita das frutas, acontece anualmente em setembro, na Ilha do Ponciano. O evento conta com atrações musicais, além de exposições e rodeio. No mês de julho acontece também a Festa da Cerejeira, que marca a florada da árvore.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Os acessos ao município são pelas rodovias BR-374 e PR-092 (Rodovia Governador Parigot de Souza).

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO