Home / Cidades do Brasil / Campo Magro
Foto: Prefeitura de Campo Magro

Campo Magro

Campo Magro é conhecida por suas belezas naturais, está localizada na Região Metropolitana de Curitiba. A história da cidade refere-se ao período das explorações auríferas no sertão de Curitiba. O primeiro povoado chegou ao local há três séculos. Com o fim do período da exploração do ouro, veio os tropeiros.

O município está numa área de grande potencial hídrico e possui três unidades de conservação. Os atrativos ficam no Circuito de Turismo Rural, o percurso tem 42 quilômetros e abrange serviços de pesca, estância aquática, chácara com piscinas naturais e cavalgadas.

Campo Magro abriga um dos maiores escultores vivos da atualidade, Alfi Vivern. Seu atelier na Estrada do Cerne apresenta várias obras nos jardins. As visitas são agendadas. Campo Magro tem festas tradicionais, como a Festa da Batatinha em junho; a eleição da Rainha da Festa da Batatinha em maio; e o Festival Gastronômico e Cultural de Inverno, que acontece em junho e julho.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Trilha do Ouro
É formada pelo Rio Conceição que preserva parte da história da comunidade. Historiadores contam que tudo começou no século XVIII com o português muito rico chamado Gaspar Correia. Ele teria adquirido as terras para retirar ouro, mas, como a extração era difícil, pois o mineral era muito fino, criou um desvio para a passagem da água do rio. Esse caminho era forrado com peles de carneiro no fundo para prender o ouro nas fibras de lã.

# 2 Mananciais
Campo Magro abriga fontes de água para abastecimento público, como o manancial subterrâneo do Karst e o manancial superficial dos rios Passaúna e Rio Verde.

# 3 Observatório Astronômico do Paraná
Localizado em um ponto alto da cidade, que permite uma excelente visualização do céu e horizonte, o local está devidamente equipado com telescópios, oficinas de apoio, biblioteca, anfiteatro, sala de estudos e laboratório fotográfico.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
O principal acesso rodoviário é a Estrada do Cerne. Para quem vai de São Paulo ou do Sul do País, a indicação é pegar o Contorno Norte. Quem sai de Curitiba, o acesso principal é a Avenida Manoel Ribas.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
O acesso aéreo mais próximo é o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

■ MAPA DA REGIÃO