Home / Cidades do Brasil / Campo do Tenente
Foto: Prefeitura de Campo do Tenente

Campo do Tenente

Campo do Tenente possui casarões do início do século XIV, de outro, imensas áreas planas cultivadas. O contraste desses dois cenários faz de Campo do Tenente uma ótima sugestão de viagem para o turista que procura riqueza cultural e tranquilidade em meio a natureza. De acordo com o IBGE, a cidade tem população estimada de 7.894 habitantes. Espalhados pelo município, os imensos casarões remetem ao tempo dos tropeiros, esbanjando cultura e beleza na sua arquitetura ainda preservada. Visitá-los é fazer uma viagem no tempo.

Sua economia é pautada na agricultura, tendo como limítrofes os municípios de Lapa, Quitandinha, Piên e Rio Negro. Um ponto histórico interessante é que durante o período colonial Campo do Tenente integrou o Caminho das Tropas, antiga via terrestre que ligava o sul ao centro do Brasil, rota econômica normalmente utilizada para o transporte de bovinos.

Vale destacar ainda a atuação da Braspol, associação de imigrantes poloneses que realizam diversas atividades na cidade, atraindo moradores e turistas. A Festa da Colheita, Ognisco, Festa de Nossa Senhora da Czestochowa, a ceia natalina e o Baile típico polonês são alguns desses eventos; diversão e cultura para todas as idades.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo
O turista que procura por reflexão e espiritualidade não pode deixar de visitar o único templo brasileiro da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Monges Trapistas). Com arquitetura moderna, cercado por mata nativa, o local conta com hospedaria e é muito procurado para a realização de retiro espiritual, individualmente ou em grupo.

# 2 Rio da Várzea
Com belas paisagens e diversas espécies de peixes, o Rio da Várzea é um local muito procurado pelos turistas. Melhor ainda é apreciar a vista navegando pelas suas águas, de barco ou caiaque.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Localizada a 85 km de Curitiba, é possível chegar até Campo do Tenente pelas rodovias BR-116 e PR-427.

De Ônibus:
n/d

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO