Home / Cidades do Brasil / Borrazópolis
Foto: Divulgação / Prefeitura de Borrazópolis

Borrazópolis

Borrazópolis foi colonizada na década de 40, no ciclo do café, Borrazópolis recebeu imigrantes japoneses, italianos, portugueses, espanhóis e ucranianos que contribuíram para a construção e diversificação cultural do município. A cidade tem a economia baseada na agricultura, principalmente no cultivo de milho, soja, trigo, frutas e olerícolas. Antigamente era conhecida como “Rainha dos Cafezais”.

Com aproximadamente 7.900 mil habitantes, Borrazópolis está localizada no Norte Central do Paraná, a 263 km de Curitiba, compondo um dos 26 municípios do Vale do Ivaí. Borrazópolis faz divisa com Kaloré, Novo Itacolomi, Rio Bom, Faxinal, Cruzmaltina, Lidianópolis, Lunardelli e São João do Ivaí, limitado pelos rios Ivaí e Bom Paraná.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Monumento dos Pioneiros
Idealizado, desenhado e construído pelo borrazopolense Roverson Tales Turek, a obra foi construída para mostrar a gratidão aos pioneiros, aqueles que fizeram de uma floresta a cidade que mais tarde seria chamada de “A rainha dos cafezais no Vale do Ivaí”. Esse monumento é composto por cinco faces que representam os ciclos históricos de Borrazópolis.

# 2 Praça da República
Localizada no coração de Borrazópolis, a praça abriga a Secretaria Municipal de Educação; o Salão e o Espaço da Melhor Idade, que oferecem aulas de ginástica, balé e jazz; o Anfiteatro Municipal, onde são realizadas as aulas de Kong Fu; lanchonetes e o monumento dos Três Poderes. É o ponto de encontro para diversas atividades esportivas, culturais, além da Feira do produtor, às quartas-feiras e sábados.

# 3 Lago Municipal
O Lago Municipal foi construído em uma área alagada que pertencia à família Mikulin, da antiga parteira que atuava na cidade nas décadas de 60 e 70. Por este motivo, foi colocado no local o monumento da dona Bronislava, uma das obras de Turek. Há pista de caminhada e também área de lazer, onde periodicamente é liberada a pesca. Na inauguração foram soltos aproximadamente 10 mil alevinos de várias espécies de peixe, entre eles, pacu, tilápia e carpas. Já foram fisgados peixes de até 15 quilos.

# 4 Resort Solar Águas do Ivaí
De propriedade particular, o Resort Solar Águas do Ivaí é uma opção de lazer que proporciona contato direto com a natureza. Há passeios a cavalo, de caiaque pelas águas do rio Ivaí, visitação a mata nativa e muito mais. O local conta ainda com hidromassagens naturais, ofurô, trilhas para ciclismo e caminhadas, a Capela de São Francisco e o famoso Elixir de Butiá. O Resort, com 20 alqueires de Preservação da Natureza, margeia 2 km do Rio Ivaí.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A 363 km de Curitiba, Borrazópolis está localizado no Eixo Central. Os acessos a cidade são pelas rodovias PR-466 e PR-170.

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
Os aeroportos mais próximos se encontram em Maringa, a 90 km, e Londrina, a 126 km de distância.

■ MAPA DA REGIÃO