Home / Cidades do Brasil / Bituruna
Foto: Divulgação / Prefeitura Mun. de Bituruna

Bituruna

Bituruna destaca-se a predominância de descendentes de imigrantes italianos, que espalharam seus costumes e sua cultura desde a época da colonização. Suas tradições ajudaram a moldar Bituruna, que hoje é lar de diversas etnias e possui mais de 16 mil habitantes.

Bituruna fica a 320 km de Curitiba, o clima é ameno, ideal para a produção de uvas, que movimenta a economia e turismo local, com a “Rota do Vinho“.

A cidade foi instalada em 1955, com a eleição do primeiro prefeito. A construção, pelos moradores, foi entre morros e em homenagem aos que ali já viviam. Bituruna é um nome originário do tupi, que significa Serra Negra/Monte Negro.

A cidade é banhada pelas águas do Alagado Foz do Areia. No local, é permitida a pesca esportiva do dourado. Há um campeonato, realizado normalmente no segundo semestre, atraindo turistas de diversos lugares.

  • Rota do Vinho
    Os visitantes podem conhecer os parreirais, o processo de fabricação de vinhos e sucos, degustar produtos, participar de minicurso de harmonização, além de visitar um museu italiano e conhecer instrumentos que os colonizadores usaram na produção quando chegaram à região.

■ EVENTOS

# 1 Festa do Vinho
Promovida a cada 2 anos, a Festa do Vinho é tradicional na região. A polenta gigante é a atração principal no dia da abertura do evento com a metragem marcando a idade do município. Uma festa preparada com atrações para todas as idades reúne centenas de pessoas no Parque de Eventos.

# 2 Festa da Uva
Realizada junto com o Rodeio Crioulo, a festa é promovida anualmente no auge da colheita da uva (início do ano). Atrai apreciadores da fruta e de seus produtos no Parque de Eventos.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Garrafão de vinho
Tirar foto no Garrafão de vinho gigante é um dos atrativos da cidade. O monumento tem 18 metros de altura e está no trevo da PR-170, que corta diversos bairros da cidade. O garrafão é o símbolo da cultura biturunense, por ser a terra do vinho.

# 2 Praça dos Colonizadores
Construída em 1995, a praça leva esse nome em homenagem aos colonizadores de Bituruna. Os visitantes podem caminhar e descansar à sombra de árvores nativas como araucárias, imbuias e bracatingas.

# 3 Monumentos Religiosos
O monumento em homenagem a Santa Bárbara, padroeira de Bituruna, é o maior do Paraná e a maior da santa no mundo, com 34 metros. Instalada no ponto mais alto da cidade, oferece vista privilegiada. O local é aberto para visitação e a capela fica aberta durante o dia. Os devotos ainda podem conhecer outros pontos turísticos, como a estátua de Santo Antônio, Portal São Francisco, e também o Monumento da Bíblia, que possui seis metros de altura, na Praça Remoaldo Benazzi. Lá, os visitantes podem aproveitar para praticar atividades ao ar livre na academia da melhor idade.

# 4 Área de Lazer da Linha Bet
Um local de lazer para toda a família. O Parque conta com restaurante, quiosques, camping, cancha de bocha, vôlei de areia, futebol suíço e muito mais! Devido ao acesso ao Alagado do Foz do Areia, é permitido passeios de barco e esportes aquáticos.

# 5 Área de Lazer Volta Grande
O parque promove um ambiente de contato com a natureza, ideal para passeios com a família e amigos. Há área de alimentação, campo de futebol, área que permite a prática da pesca esportiva e outros esportes aquáticos.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Para chegar a Bituruna, os acessos são pelas rodovias BR-277, PR-170 e PR-153. O município encontra-se a 320 km de Curitiba.

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas
Endereço: Rod. BR 469, Km 16,5, s/n – Aeroporto, PR, 85863-900
Telefone: (45) 3521-4200

■ MAPA DA REGIÃO