Home / Cidades do Brasil / Barracão
Foto: ASSCOM / Prefeitura de Barracão

Barracão

Barracão possui esse nome em referência a uma hospedaria que, no passado, servia como ponto de descanso aos tropeiros. O tempo passou, mas a vocação hospitaleira persiste. A cidade tornou-se um importante destino turístico e recebe muitos visitantes. Afinal, a localização geográfica faz dela única no mundo. Ao fazer divisa com a cidade catarinense de Dionísio Cerqueira, considerada gêmea, e com Bernardo de Irigoyen, na Argentina, Barracão torna-se tri fronteira e pode reunir dois países, três Estados e três municípios em um mesmo ponto. Nesse caso, dá para a tomar um chimarrão com o vizinho catarinense do outro lado da rua. E atravessar uma calçada pode representar uma verdadeira viagem internacional!

Com 11 mil habitantes, o município produz grãos, leite e é forte no comércio exterior devido à proximidade com a Argentina. A diversidade cultural resultante da convivência entre imigrantes italianos, alemães e árabes, além de caboclos e dos vizinhos argentinos, agrega grande valor cultural à curiosa cidade.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Lago Internacional da Fronteira
Demarcando a fronteira entre Brasil e Argentina – e o início do estado de Santa Catarina -, o Lago Internacional da Fronteira é um dos lugares preferidos para a realização de passeios e caminhadas. O grande número de descendentes de imigrantes europeus vindos do Rio Grande do Sul na colonização da cidade também tornou o local um ponto de encontro para a degustação de chimarrão (ou tererê) e pipoca.

# 2 Marco das Três Fronteiras
Localizado na Avenida Internacional, o Marco das Três Fronteiras proporciona aos visitantes uma experiência singular: colocar um pé no Paraná, outro em Santa Catarina, e uma das mãos na Argentina. Vale a pena conhecer!

# 3 Igreja Histórica de São José
Totalmente construída em madeira trabalhada, a Igreja Histórica de São José mantém as características originais, o que a faz única na região.

# 4 Gruta de Santa Emília de Rodat
Rodeada de belezas naturais, a Gruta de Santa Emília de Rodat convida para um banho de cachoeira em águas cristalinas, mas não só isso. O local também inspira a religiosidade e representa um templo de oração, tanto que devotos costumam deixar pertences em uma sala especial, como forma de bênção. A infraestrutura, que oferece quiosques e churrasqueiras, permite ainda fazer piqueniques em família.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A 552 km da Capital, Barracão pode ser acessada pela BR-163, passando por Cascavel, ou ainda pela BR-280, em direção a Francisco Beltrão. Quem prefere viajar de avião pode optar entre um dos três aeroportos localizados na região. O mais próximo deles é o de Pato Branco, a 115 km. Outras opções são o aeroporto de Cascavel, a 188 km, ou o da cidade catarinense de Chapecó, distante 200 km.

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas
Endereço: Rod. BR 469, Km 16,5, s/n – Aeroporto, PR, 85863-900
Telefone: (45) 3521-4200

■ MAPA DA REGIÃO