Home / Cidades do Brasil / Bandeirantes
Foto: Prefeitura de Bandeirantes

Bandeirantes

Localizada no Norte Pioneiro do Paraná, Bandeirantes se distingue por sua terra fértil e por pessoas dispostas a trabalhar, oriundas de diversas partes do Brasil e do mundo, com forte influência dos paulistas, italianos, japoneses e português, que foram essenciais para a lapidação das vocações econômicas e turísticas do município.

Entre as atividades da cidade destacam-se o agronegócio, o comércio, o ensino superior e a pesquisa, o turismo rural/ecológico e o turismo religioso. Então, os melhores roteiros de Bandeirantes são as visitas aos santuários, festas tradicionais e opções de contato com a natureza. Entre os diversos passeios para se fazer em Bandeirantes, é possível conhecer os diversos restaurantes rurais ou pesque-pagues, para quem gosta de uma boa pescaria.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Museu Municipal “Professora Maria Calil Zambon”
O Museu Municipal “Professora Maria Calil Zambon” está instalado no prédio da antiga estação ferroviária. As peças e documentos de exposição retratam a memória da cidade e, estão classificados por temas: contexto histórico, ala dos pioneiros, contexto material com instrumentos da estação ferroviária e sobre a cultura e imigração japonesa. São fotos, imagens e documentos antigos, além das peças usadas pelos pioneiros da cidade.

# 2 Castelo La Dorni
O Castelo La Dorni é um pedacinho da Itália no Brasil. Construído de maneira artesanal, as mais de 50 mil pedras de arenito usadas na construção foram talhadas à mão, buscando manter a fidelidade de um castelo medieval. No local, é possível visitar as instalações da fábrica de vinho, suas adegas e apreciar um bom vinho.

# 3 Parque do Povo
Construído como uma opção de lazer para a comunidade local, o Parque do Povo acabou se tornando um grande atrativo turístico da cidade, pois além dos grandes lagos, possui uma diversa gama de equipamentos de lazer, como quadra poliesportiva, campos de futebol, cancha de bocha, pista de skate, pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre. É lá que acontece toda quinta-feira à noite a Feira da Lua.

# 4 Santuário São Miguel Arcanjo
Terceiro Maior Santuário do Mundo dedica à São Miguel Arcanjo, o local impressiona pelo seu tamanho e beleza. Diariamente milhares de pessoas visitam o Santuário, mas o ponto alto são as celebrações que acontecem todo dia 29 de cada mês. Buscando sempre proporcionar uma experiência de fé e acolhimento, o santuário conta com uma estrutura que contém lanchonete, loja de artigos religiosos, sanitários, capela de adoração e a casa do peregrino.

# 5 Santuário Santa Terezinha
O Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus faz parte da Rota do Rosário e atraí turistas de toda região, estado e país. Todos os dias existem atendimentos espirituais no Santuário, mas o ponto alto das celebrações acontece sempre no dia primeiro de cada mês com a famosa “missa das rosas”, tornando o Santuário em um grande jardim de rosas.

# 6 Encontro das águas
Localizado aproximadamente a 15 km do centro de Bandeirantes, a natureza proporciona um belo espetáculo: o encontro de dois importantes rios do Estado, Cinzas e Laranjinha, que formam diversas quedas d´água e “prainhas”, tudo cercado por Mata Nativa. Nesta mesma região também existem diversas opções de lazer como canoagem, cicloturismo e caminhadas na natureza.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Bandeirantes tem localização privilegiada na região Norte do Paraná, pois está a 100 km de Londrina – PR e 80 km de Ourinhos – SP, pela rodovia BR-369.

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas
Endereço: Rod. BR 469, Km 16,5, s/n – Aeroporto, PR, 85863-900
Telefone: (45) 3521-4200

■ MAPA DA REGIÃO