Home / Cidades do Brasil / Balsa Nova
Balsa Nova
Foto: Prefeitura de Balsa Nova

Balsa Nova

Balsa Nova é uma cidade para quem procura descanso e contato com a natureza. Visitantes e turistas dispõe de pousadas e campings que garantem tranquilidade, ótima gastronomia e atividades para todas as idades.

A economia do município é pautada também pela agricultura, com o plantio de milho, soja e batata, além da instalação de indústrias nacionais e internacionais.

Com o objetivo de cruzar o Rio Iguaçu, em 1891 Galdino Chaves construiu uma balsa que superou em qualidade em relação às embarcações anteriores. Tal fato ganhou fama e virou referência à localidade, originando assim o nome do município.

Segundo o IBGE, Balsa Nova tem a população estimada de 12.787 habitantes. Além das belezas naturais, o visitante pode ainda refrescar-se com um banho no Rio dos Papagaios. Vale a pena conferir!

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Manancial
Vale a pena passear pelas trilhas e observar as belezas da fauna e flora do local. A área de proteção do manancial também é palco para projetos de conscientização ambiental.

# 2 Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana
Localizada no segundo planalto paranaense, a APA da Escarpa Devoniana protege 70% da área do município, envolvendo totalmente o distrito de São Luiz do Purunã.

# 3 Iconofósseis Devonianos de São Luiz do Purunã
Nas impressões das rochas deste sítio geológico é possível observar atividades biológicas de invertebrados, produzidas há aproximadamente 400 milhões de anos. Tombado em 2012 como Patrimônio Cultural, o sítio é um afloramento da Formação Furnas e há décadas recebe visitas de turistas, paleontólogos, geólogos e estudantes universitários.

# 4 Recanto dos Papagaios
Localizado às margens da BR-277, entre os municípios de Balsa Nova e Palmeira, o local conta com áreas arborizadas, estruturas de lazer, além das piscinas naturais formadas pelo represamento das águas do Rio dos Papagaios.

O local abriga ainda a ponte centenária, considerada monumento de engenharia nacional com seus dois arcos no vão central, sendo totalmente construída em alvenaria de pedra. Tombada em 1973 como Patrimônio Histórico e Artístico, também é conhecida por Ponte de Dom Pedro, por ter sua construção autorizada pelo então Imperador Dom Pedro II. Além de visitar as belezas do local, tomar um belo banho de rio é uma ótima pedida!

# 5 Recanto dos Arcos
Lar da famosa Cachoeira do Alemão, o recanto fica na região dos campos históricos do Tamanduá, sendo o único local para camping da região. Para conforto do turista, é possível utilizar a estrutura composta de churrasqueira, piscina, lanchonete e sala de jogos, além de curtir uma boa pescaria.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Localizada a 50 km de Curitiba, é possível fazer o trajeto da capital até Balsa Nova através da Rodovia do Café e PR 510. Outras opções de acesso são a BR-277 e BR-376.

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas
Endereço: Rod. BR 469, Km 16,5, s/n – Aeroporto, PR, 85863-900
Telefone: (45) 3521-4200

■ MAPA DA REGIÃO