Araucária

Araucária fica localizada na Região Metropolitana de Curitiba, o município possui 141.410 habitantes. Araucária se destaca pela agricultura e seu polo industrial.

Com sua história e uma grande diversidade trazida pelos imigrantes europeus, principalmente os poloneses, Araucária também é afortunada em termos culturais. Repleta de construções históricas e centros de memória, a cidade chama a atenção pela arquitetura religiosa, por eventos dedicados aos museus e aos livros e, pelo esforço permanente de manter vivas as tradições da sua gente.

Araucária possui muitos parques, propriedades rurais com potencial turístico, sobram opções para quem gosta da beleza e do clima das paisagens verdes.

O município se destaca pela arquitetura religiosa. Construções como a Capela Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Miguel e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chamam a atenção pela beleza e requinte. História e memória também recebem atenção especial na cidade. Locais como os museus Tingui Cuera e da Província Sul, dedicado à religião, o Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres e Memorial da Imigração Polonesa são atrações imperdíveis para quem quer conhecer mais do passado e do cotidiano de Araucária.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Parque Cachoeira
Na ampla área verde do Parque da Cachoeira, os visitantes podem passear na beira do lago e praticar muita atividade física: tem ginásio de esporte, campo de futebol de grama, e pista de caminhada. O local também oferece opções de programas lúdicos e culturais, como museu, artesanato e a Casa das Palavras Brincantes. Não deixe de visitar ainda a Aldeia da Solidariedade.

# 2 Rotas de Guajuvira
O Turismo Rural Rotas de Guajuvira oferece passeio pelas propriedades rurais de agricultura familiar do município. Além de conhecer a beleza da paisagem e respirar o ar puro do campo, os participantes podem comprar flores e produtos coloniais, e ainda tomar um delicioso café rural ao fim do trajeto. A atividade é realizada todo sábado, das 13h às 18h, mediante reserva.

# 3 Região de São Miguel
Visitar o bairro São Miguel é como mergulhar um pouco na história da Polônia. Após passar pelo Portal Polonês, o passeio continua no Memorial da Imigração Polonesa. Uma parada no Mirante proporciona uma bela vista da Represa de Passaúna. Pra finalizar, tem toda a beleza arquitetônica da Capela de São Miguel.

# 4 Praça da Matriz
O principal atrativo da praça central da cidade é o Santuário Nossa Senhora dos Remédios. A região do entorno tem vasto comércio local e opções gastronômicas.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Com extensa malha viária, o município é cortado pelas rodovias BR-476 (Rodovia do Xisto), BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt), BR-277, BR-376, PR-423 e PR-421. As federais têm cobrança de pedágio.

De Araucária a Curitiba são apenas 27 km.

De Ônibus:
A linha 607 ônibus de Estação Tubo Nestor de Castro – 210 – CIC/Cabral para Terminal CIC – 210 – CIC/Cabral – 601 – CIC / Tiradentes 607.

De Avião:
Para quem prefere viajar de avião, o aeroporto mais próximo fica em São José dos Pinhais, a 30 km.

■ MAPA DA REGIÃO