Araruna

Araruna fica localizada no Noroeste do Paraná, a 480 km de Curitiba, Araruna é um dos 25 municípios da microrregião de Campo Mourão. No início, a cidade era conhecida como Caminho de Peabiru que, segundo alguns autores, era uma via de comunicação pré-colombiana, onde passaram diversas pessoas e expedições. A cidade faz divisa com Jussara, Terra Boa, Peabiru, Campo Mourão, Farol, Tuneiras do Oeste e Cianorte.

Em 1952, o povo que vivia por lá, iniciou a cultura de café, algodão, arroz, entre outros produtos agrícolas. Neste ano, Araruna foi elevada a Distrito, e sua Sede, à categoria de Vila, como unidade administrativa de Peabiru. Dois anos depois, passou a ser considerado município.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Praça Central
Praça Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. No espaço tem uma gruta que abriga pequena imagem da santa. Lá, ainda há um monumento de uma arara azul, ave que deu origem ao nome do município.

# 2 Casa da Cultura
O local guarda a história de Araruna. O espaço conta com aulas de danças, pinturas, instrumentos musicais e exposições de arte e cultura. Tem, também, o Museu Cantinho da Memória.

# 3 Igreja Matriz Santo Antônio
A Igreja é considerada o marco da fundação de Araruna. A arquitetura diferenciada atrai turistas de todas as regiões. É patrimônio de valor histórico e estético.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
A cidade está localizada a 480 km da capital paranaense. As rodovias que dão acesso à cidade são a PR-558, PR-465 e PR-567. O aeroporto mais próximo fica em Maringá, a 80 km.

De Ônibus:
n/d

Viação Ouro e Prata
Site: www.viacaoouroeprata.com.br

De Avião:
n/d

■ MAPA DA REGIÃO