Home / Cidades do Brasil / Arapongas

Arapongas

Arapongas é a única cidade do país onde todas as ruas têm nome de pássaros, inclusive o nome do município. Chupa-dente, Alma-de-Gato, Bagageiro, Caçador-de-Árvore, Andarilho, Asa-de-Telha, Negafa e Barbudo-de-Coroa são alguns exemplos dos nomes das ruas da cidade.

O município de Arapongas situa-se na Região Metropolitana de Londrina, Microrregião de Apucarana e Mesorregião do Norte-Central Paranaense. Localiza-se a uma distância de 380 quilômetros da capital do Estado, Curitiba. Graças à força da indústria, do comércio e da qualidade dos serviços, é um dos municípios que mais se desenvolve no Paraná. Arapongas tem, segundo o IBGE, uma população estimada de 121.198 pessoas. É rota para o Mercosul (através da PR 444) e é servida também por ferrovia e aeroporto.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 MAHRA – Museu de Arte e História de Arapongas
Instalado nas dependências da antiga estação ferroviária da cidade, o museu fica em um antigo prédio histórico que abrigou a administração municipal entre 1955 e 2010. O acervo conta com obras de arte regional, discos, radiolas, lampiões, fotos e documentos que revelam os dados da cidade, desde a sua fundação, em 1947. Fazem parte também do acervo instrumentos que remontam à reconstrução temporal dos espaços públicos do município, como o cinema e a escola da região.

# 2 Mercado Municipal
Foi o principal centro comercial da década de 1950, uma época essencialmente agrícola, bem anterior ao surgimento da locomotiva chamada indústria moveleira, que impulsiona atualmente a economia da cidade. Revitalizado, o prédio mantém as características originais da fachada, mas acompanha as tendências da arquitetura moderna em sua estrutura interna.

# 3 Cine Maua
O Cine Mauá tem capacidade para 1.200 pessoas, voltado a atender à programação cultural, como balé e teatro. Funciona também como centro de eventos.

# 4 Feira da Lua
A Feira da Lua é a exposição mais famosa de Arapongas, que une gastronomia, lazer e artesanato. Fica na antiga Agência de Estação Ferroviária (AGEF).

# 5 Estádio
Casa do Arapongas Esporte Clube. Conhecido também com Estádio dos Pássaros, devido ao enorme fluxo de pássaros na cidade. O estádio passou por uma remodelação em abril de 2009, para jogos do Arapongas na Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense de Futebol.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Rodovia BR-376.
Distância de Curitiba: 366 km.

De Ônibus:
n/d

De Avião: 
n/d

■ MAPA DA REGIÃO