Home / Cidades do Brasil / Salgueiro

Salgueiro

Salgueiro é um município brasileiro do interior do estado de Pernambuco, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Sertão Pernambucano. Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste” por se situar na parte mais central da Região Nordeste – pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas – Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Casa da Cultura
Construído no final do século passado, o sobrado de dois pavimentos funcionou por mais de meio século como o ponto comercial mais importante do sertão central. Atualmente abriga a Casa da Cultura de Salgueiro. A fachada principal apresenta três portas ao nível térreo, quatro janelas e uma porta avarandada na parte superior. Todos os vãos abertos são em vergas retas. Sua cobertura em duas águas é protegida por platibanda recortada e com adornos.

# 2 Casario da Praça da Matriz
A praça da matriz tem sua ambiência marcada, além da Igreja de Santo Antônio, por um casario térreo e geminado. Embora a predominância seja de construções mais recentes, alguns elementos apresentam características construtivas do final do século passado e início deste século. O prédio de nº 14, antiga prefeitura e atual Câmara de Vereadores, é o elemento de maior destaque. Construção de pavimento único sobre a calçada alta, seus vãos abertos em arcos abatidos com cercadura em massa. A cobertura em duas águas é protegida por platibanda recortada e com adornos. A casa de nº 24, embora de menores proporções, apresenta características gerais semelhantes ao prédio de nº 14, com o qual é germinada. A casa de nº 209 é um sobrado de dois pavimentos, com vãos abertos em arco abatido, cobertura em duas águas com platibanda reta e singelos adornos. As edificações encontram-se bem conservadas e limpas.

# 3 Chalé Villa Maria
O chalé construído em 1919 mantém a mesma estrutura dos tempos em que recebia visitas ilustres. Entre outros, passaram pelo casarão Ademar de Barros, o bispo Avelar Brandão e Agamenon Magalhães. O seu antigo proprietário também recebia cartas e emissários de Virgulino Ferreira, o Lampião. Edificado em calçada alta, com recuo frontal e lateral, sua cobertura em duas águas é adornada por delicados lambrequins em madeira. É bom o seu estado de conservação e limpeza.

# 4 Prédio da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro
O Prédio da Câmara Municipal de Vereadores do Salgueiro, situada à praça Professor Urbano Gomes de Sá, nº 14, compõe uma das peças do conjunto arquitetônico em torno da Matriz de Santo Antônio, hoje preservado pelo decreto municipal nº 06/2002 ementa: Tombamento de diversos imóveis da cidade como patrimônio histórico. Muitos exemplares foram destruídos.

# 5 Catedral de Santo Antônio
Atualmente a igreja apresenta características ao gosto neogótico, com sua única torre central de cúpula piramidal, pináculos, óculo e adornos. Exceto as três portas de acesso, todos os demais vãos de iluminação, tanto na fachada principal quanto nas laterais, possuem vitrais com imagens de anjos e santos. Internamente sua nave possui pilastras com arcos plenos que dão passagem aos corredores laterais. O altar-mor forma um grande nicho ladeado por dói pequenos altares, tendo ao centro um crucifixo em madeira. No altar esquerdo encontra-se a imagem de Santo Antônio, e no direito Nossa Senhora da Conceição.

# 6 Capela de Nossa Senhora da Conceição
Singela capela construída em alvenaria. Sua fachada é composta por porta central e janelas com cercaduras. Na Parte superior do frontão há um adorno em alto relevo com formato de estrela e em cima do mesmo uma cruz de cimento. Seu interior é composto de altar-mor com imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Assunção e Santo Antônio e nos altares laterais, encontra-se imagens de São José, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

# 7 Sítio Arqueológico do Sítio Paula
Pedras com espaçamento mais ou menos de 2km entre elas, onde encontram -se gravadas inscrições rupestres com uma espécie de tinta vermelha e que nos dão impressão de roteiro para os povos primitivos que passavam e habitavam a região.

# 8 Sítio Arqueológico da Lagoa da Pedra
Local escavado para conter água durante a estiagem e onde foram encontrados pelos trabalhadores, diversos fósseis de animais pré – históricos identificados até então como o Tatu gigante, a Preguiça gigante e o Mastodonte, este último ainda necessita de informações precisas.

# 9 Sítio Arqueológico da Pedra da Mão
Bloco granítico com aproximadamente 4 m de altura com existência de grafismo rupestre em forma de mão localizado na sua parte inferior em um abrigo natural. O entorno é dominado por uma vegetação de catinga arbustiva e outros pequenos afloramentos rochosos.

# 10 Sítio Arqueológico do Sítio das letras
Serra que possui na sua base Gravuras rupestres, petroglifos denominados de Itaquatiaras, encontradas no leito rochoso situado na base da encosta oeste da serra das Letras. Área dominada por vegetação de catinga arbustiva, ocorrendo bromeleáceas e cactáceas espaçadas. Pode-se encontrar no local, duas grutas onde em uma delas há indícios de que ali teria sido habitado por povos primitivos da região.

# 11 Fósseis de Animais Pré-Históricos
Fósseis achados no Caldeirão dos ossos na localidade de Conceição das Crioulas na época das frentes produtivas, quando devido a seca, os moradores se uniram para escavar os caldeirões existentes nas rochas afim de que pudessem acumular água para o consumo humano durante o período da estiagem. Durante as escavações foram detectados objetos diferentes que no início foram tidos pela população local como objetos de valor e que se guardados, poderiam virar ouro com o passar do tempo. Reconhecidos como ossos por alguns técnicos que acompanhavam os trabalhos, foram então paralisados os trabalhos e o material enviado para a UFPE – Universidade Federal de Pernambuco que após pesquisas, detectou serem os fósseis recolhidos como de animais extintos a milhares de anos atrás, pesquisas iniciais conseguiram identificar alguns dos fósseis recolhidos como sendo da Preguiça gigante – Megatherium, do Mastodonte – Stegomastodon waringi e do Tatu gigante – Pampatherium.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
n/d

De Ônibus:
N/D

De Avião:
N/D

■ MAPA DA REGIÃO