Home / Cidades do Brasil / Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Localizada a 80 km de Recife, no município de Ipojuca, fica a vila de Porto de Galinhas, o local tem sua fama graças às belezas naturais da região como diversas piscinas naturais de águas transparentes e mornas, mangues e igrejas antigas. A fauna marítima também é exuberante em Porto de Galinhas, desde os cavalos-marinhos, que podem ser encontrados no Pontal de Maracaípe, até as tartarugas marinhas, que desovam nas areias do Pontal e de Muro Alto.

No centro da vila, o visitante pode ainda conhecer o artesanato produzido pelos moradores. São galinhas de cerâmica, souvenir oficial, bordados, redes e mantas, que enchem as prateleiras das lojinhas espalhadas pela rua principal.

O surf é o principal esporte praticado pelos turistas em Porto de Galinhas. As praias de Maracaípe e Cupe, já sediaram diversas etapas do campeonato nacional do esporte, além de Muro Alto, são os pontos onde as melhores ondas esperam pelos surfistas. O Wind surf, o Kitesurf e a prática de mergulhos são outros esportes procurados por quem visita a praia de Porto de Galinhas.

■ PRAIAS

# 1 Praia da Gamboapraiadagamboa
Seu nome deriva do tupi e significa águas tranquilas. É exatamente isso que o visitante encontra ao longo dos seus 1500 m de praia. Além da areia clara e coqueiros em toda sua o extensão, os arrecifes formam uma grande piscina natural que proporciona um banho em águas calmas e pouco profundas, numa praia semi-deserta. Dela se avista o Porto de Suape e para foz do Rio Ipojuca. O acesso deve ser feito de buggy ou a pé a partir da Praia de Muro Alto.

# 2 Praia de Muro Altopraiademuroalto
A praia de Muro Alto tem 2,5 mil metros e seu nome deriva das falésias de cerca de 3 m que formam um paredão em boa parte de sua extensão. Possui arrecifes em toda sua dimensão que formam piscinas de águas calmas e mornas.
O seu acesso é feito por estrada asfaltada a partir do Posto da Policia Rodoviária na PE 09.

# 3 Praia de Cupepraiadecupe
Está localizada ao norte da Vila de Porto de Galinhas e é mais uma opção de lazer para quem visita a localidade. São 4,5 mil metros de praia em torno do Pontal do Cupe, onde existem arrecifes que formam piscinas boas para banho.

Nos trechos sem arrecifes, a praia tem muitas vezes ondas fortes e exige atenção redobrada dos banhistas. Por isso alguns surfistas costumam pegar ondas no local. A Praia do Cupe concentra a maior parte dos hotéis e pousadas, diversos situados na beira mar.

# 4 Praia de Porto de Galinhaspraiadeportodegalinhas
É a praia do Nordeste mais conhecida no sul do Brasil e adquiriu fama internacional. São 4 km de praia de areia branca e batida, coqueiros, águas transparentes e mornas. Suas piscinas naturais as mais fáceis de chegar de todo o NE do Brasil (basta 5 minutos de jangada alugada ali mesmo no centrinho da Vila), oferecem, além do banho, a possibilidade de apreciar seus peixes coloridos.

# 5 Praia de Maracaípepraiademaracaipe
Praia de Maracaípe é conhecida como o paraíso dos surfistas, pois ele já entrou para o calendário nacional e internacional do surf em decorrência de suas águas claras e ondas fortes. É por isso perigosa para banho. Seu clima é jovem e descontraído.

Maracaípe conquista o visitante por sua beleza natural e extensa rede de coqueiros. O acesso por carro é possível através de uma estrada que acompanha a areia da Praia em quase toda sua extensão até a Vila de Todos os Santos onde se encontram bares e restaurantes, praticamente, a beira mar.

# 6 Praia da Enseadinha
A Praia de Enseadinha fica do outro lado dpraiadaenseadinhao Pontal de Maracaípe e tem características semelhantes: arrecifes de corais, ondas fracas, vegetação de mangues. É ma praia deserta. Vale um passeio em grupo. Na maré baixa é possível atravessar a pé do Pontal até a Praia de Enseadinha. Além desta forma de acesso a única outra possibilidade é a caminhada a pé partir da Praia de Serrambi.

# 7 Ponta e Praia de Serrambipraiadeserrambi
O nome desta praia surgiu a partir de um marisco que existia em abundancia chamado “Cernambi”. É uma praia com faixa média de areia e mar de águas calmas.

O mar de Serrambi durante algum tempo esteve sob a mira dos caça-tesouros. Acreditou-se que, após quase 300 anos, tivesse sido encontrada uma das maiores preciosidades portuguesas naufragada na região. Em 1726, o Galeão Santa Rosa teria afundado no litoral sul pernambucano com uma carga de ouro avaliada entre R$ 1 bilhão de reais.

# 8 Praia de Cacimbas
Tem uma larga faixa de areia. É uma praia boa para banho nas marés baixas. É uma praia em linha reta que apresenta uma formação rochosa rebaixada com a forma de uma cacimba com 50 m de largura e 1,5 km de extensão que deu origem ao nome do local. Dentro, na maré alta, há uma piscina natural e pequenas grutas. A região é ideal para quem busca um banho calmo.
Possui um belo coqueiral.

# 9 Praia de Toquinho
É uma praia de areia fina e batida que fica quase numa península com ondas fortes do lado do oceano e águas calmas do lado do Rio Sirinhaem que possibilita ancoradouros particulares de barcos. A praia possui uma barreira de recifes semelhante à da praia de Muro Alto e que permite o encontro das águas do rio Sirinhaem com o mar. Possui também um belo coqueiral. O acesso é através de uma estrada de terra a partir de Serrambi. Um condomínio fechado dificulta o acesso à praia, que é quase privativa do condomínio.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
De Recife, pela BR-101-Sul até o Cabo de Santo Agostinho, depois pegar a PE-060 até Ipojuca, PE-038 até Nossa Senhora do Ó e posterior acessar a PE-096, até a vila.

De Ônibus:
A empresa Cruzeiro opera uma linha de ônibus de Recife e Porto de Galinhas, passando também pelas cidades e praias no caminho. A viagem dura aproximadamente 2 horas

De Avião:
O aeroporto mais próximo de Porto de Galinhas é o Internacional do Recife, localizado a 70 km.

■ MAPA DA REGIÃO