Home / Cidades do Brasil / João Pessoa
Foto: Divulgação/IPHAN

João Pessoa

João Pessoa foi fundada apenas depois do Rio de Janeiro e Salvador, a terceira capital mais antiga do Brasil. Belas praias urbanas com muitos coqueiros e edifício de poucos andares podem ser considerados diferenciais marcantes da orla da cidade de João Pessoal em relação a outras capitais brasileiras. O litoral da Capital paraibana é recomendado por suas piscinas naturais, pela riqueza da fauna marinha e pela tranquilidade da cidade.

  • Villa Sanhauá
    Os antigos casarões localizados na “Rua João Suassuna” reabrem as portas em um novo conceito de moradia e de uso comercial, se consolidando como um novo marco para “Centro Histórico de João Pessoa“. Na “Villa Sanhauá“, músicos, artistas plásticos, fotógrafos, designers e outros profissionais ligados à economia criativa se encontram, trazendo vida nova para a região onde a cidade nasceu. O local passou por uma grande reforma e restauração recentemente os casarões divididos em 17 unidades habitacionais e seis comerciais, além de um prédio destinado à Casa do Empreendedor de João Pessoa, oferecendo um novo polo de serviços.

■ PONTOS TURÍSTICOS

# 1 Convento Igreja de Nossa Senhora do Carmo
A Igreja datada do século XVI, possui uma única torre. A fachada do convento é toda em pedra, assim como as talhas e os relevos dos altares. O exterior apresenta linhas austeras, desenhos e arabescos barrocos. Os Carmelitas vieram à Paraíba a pedido de D. Henriques, cerca 1580, e construíram, também, a igreja anexa de Santa Tereza de Jesus.

# 2 Convento de Santo Antônio
O conjunto arquitetônico de São Francisco, formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, situados na parte alta da cidade foi concluído em 1770 e é o maior destaque da nossa história. A obra causa impacto pela sua grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais, influência da colonização portuguesa na China.

# 3 Mosteiro de São Bento
Construído em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat, faz parte de um conjunto maior, formado pelo mosteiro propriamente dito e pela igreja. Este conjunto é um dos monumentos mais importantes do País, no seu estilo e de sua época, a  obra que impressiona pela harmonia e beleza de suas linhas.

# 4 Jardim Botânico Benjamin Maranhão (Mata do Buraquinho)
A Mata do Buraquinho, transformada em Jardim Botânico parece um imenso coração verde no centro de João Pessoa. Com área de 515 hectares, é cortada pelo rio Jaguaribe, parte importante da história do início abastecimento d’água de João Pessoa.

# 5 Fortaleza de Santa Catarina
Fundada em 1589, após a celebração da paz entre os colonizadores e o chefe índio Piragibi, a fortaleza inicialmente era de taipa e foi erguida pelo alemão Cristóvão Linz, a 18 Km do atual centro da cidade. Seu objetivo era obviamente defender a povoação dos ataques dos invasores. Foi arrasada várias vezes por indígenas e holandeses, caindo finalmente em mãos destes, quando passou a chamar-se Forte de Margareth. O governo português mandou restaurá-la em 1654, mas, ao todo, ela foi reconstruída 5 vezes, não mais em taipa, mas em pedra.

■ PRAIAS

# 1 Praia do Bessa
No extremo Norte de João Pessoa, com 5,3 km de areias brancas e batidas, além de águas esverdeadas e calmas, recifes e coqueiros, a Praia do Bessa é uma das mais procuradas por turistas. A poucos quilômetros da praia, em meio a 4 km de corais preservados, o trecho sem ondas próximo à orla do Bessa, suas águas calmas, é rico em diversidade marinha.

# 2 Praia do Cabo Branco
Considerada por muitos como a mais bela praia urbana de João Pessoa, a praia do Cabo Branco tem uma vista paradisíaca que atrai admiradores de todo o Brasil e do mundo, que desfrutam de seus 5 km de beleza e tranquilidade. Localizada em um dos bairros mais nobres da cidade, a praia, vizinha de Tambaú, faz parte da área mais movimentada da orla de João Pessoa. São diversos restaurantes, hotéis, lanchonetes e fazem do Cabo Branco um dos destinos mais procurados da cidade. Da barreira do Cabo Branco, onde localiza-se o Farol de mesmo nome.

# 3 Praia do Seixas
Aqui fica o Extremo Oriental das Américas. Nacionalmente conhecida como o a porção de terra mais próxima do continente africano, a Praia do Seixas, embora tenha uma grandiosa importância, é uma das menores praias de João Pessoa. Uma pequena faixa de areia, alguns bares e muitos coqueiros dão o tom de beleza a este lugar.

# 4 Praia da Penha
O nome desta praia tradicional deriva do símbolo de um dos maiores eventos religiosos do Brasil: a Capela de Nossa Senhora da Penha. Há mais de 250 anos, milhares de fiéis acompanham a Procissão da Penha pelas ruas de João Pessoa.

# 5 Praia de Jacarapé
Semelhante em beleza à vizinha Praia do Sol, a Praia de Jacarapé é delimitada pelo Rio Mangabeira, ao sul, e pelo Riacho Jacarapé, ao norte. A vegetação nativa, a tranquilidade do local e o suave som das fracas ondas quebrando na costa, fazem deste pedaço do litoral pessoense o destino perfeito pra sua próxima viagem.

# 6 Praia do Sol
Entre belas falésias e a desembocadura de rios e mangues, surgem recifes, corais, ondas leves e uma fina extensão de areia branca. É a Praia do Sol, um dos mais encantadores pontos para apreciar a natureza na cidade.

# 7 Praia Barra de Gramame
Praia mais ao sul do litoral de João Pessoa, Barra de Gramame é o palco do encontro entre o rio e o mar. A formação de recifes em sua extensão garantem um ótimo passeio a quem a visita, mesmo se tratando de uma praia de mar aberto. Dunas, manguezais e passeios de jangadas ou caiaques complementam a experiência da visita.

# 8 Praia de Manaíra
Formada por uma estreita faixa de areia branca, que começa ainda na praia de Tambaú e estende-se até próximo à praia do Bessa. A calçadinha da orla é comumente usada para atividades físicas e bem frequentada por turistas e moradores que desfrutam da paisagem única.

# 9 Praia de Tambaú
Suas areias são uma das mais movimentadas de João Pessoa. Os diversos bares, restaurantes e locais com música ao vivo são um atrativo a mais para quem quer aproveitar uma das praias mais lindas da cidade. O mercado de artesanato e a feirinha de Tambaú são parada obrigatórias.

A partir da costa, barcos, lanchas e jangadas partem rumo a uma formação de recifes que encantam turistas e moradores. A beleza de Picãozinho atrai visitantes todas as épocas do ano, durante a maré baixa, quando piscinas naturais se formam no local e expõem sua fantástica biodiversidade marinha.

■ COMO CHEGAR

De Carro:
Vindo do Sudeste, do Sul e dos estados próximos o acesso é feito pela BR-101.
Para quem vem de Fortaleza, Ceará o acesso é feito pelas rodovias BR-116, BR-304, BR-406 e BR-101.

De Ônibus:
As empresas São Geraldo, Gontijo e Itapemirim têm saídas das principais capitais do país para João Pessoa. A Viação Progresso é uma opção para quem vem das cidades como Natal ou Recife.

De Avião:
Aeroporto Internacional de João Pessoa
Endereço: Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, s/n – Aeroporto, João Pessoa – PB, 58308-901
Telefone: (83) 3041-4200

■ MAPA DA REGIÃO